Património da Humanidade: Couros “está a perder prioridade política”
O vereador da coligação Juntos por Guimarães (JpG), Ricardo Araújo, acredita que a inclusão de Couros na classificação de Património da Humanidade "está a perder prioridade política".

O vereador da coligação Juntos por Guimarães (JpG), Ricardo Araújo, acredita que a inclusão de Couros na classificação de Património da Humanidade “está a perder prioridade política”.

Para Ricardo Araújo “esta candidatura da zona de Couros a Património Mundial é um objetivo estratégico para Guimarães que une poder e oposição há vários anos”. Preocupado com a situação, o vereador questionou o que levou a equipa do projeto a terminar funções quando o trabalho ainda não estava concluído. “Como é que se compreende que a equipa de projeto, Gabinete de Couros, que foi criada em 2014 para coordenar e dirigir esta candidatura, tenha terminado funções em setembro de 2021?” perguntou lembrando que, em 2017, prorrogaram a validade de funcionamento da mesma.
Refere-se à situação afirmando que esta “não é meramente uma questão formal e orgânica”. A candidatura “está longe de estar concluída” e, por esse motivo, Ricardo Araújo questiona “porque razão este gabinete não continua em funções? Ou, se é para alterar a estrutura orgânica, porque razão essa alteração não foi feita antes do gabinete cessar as suas funções?” e diz ser “inadmissível que, neste momento, não saibamos qual é que é a estrutura formal dentro da Câmara que vai continuar este processo para alcançar este objetivo”.
Já Ana Berkeley Cotter diz que “o município de Guimarães continua comprometido e com o mesmo entusiasmo com esta candidatura” e esclarece que “as pessoas que estavam a trabalhar neste processo continuam e continuarão” a fazê-lo, estando a ser ponderada a “estrutura orgânica”.
“É sempre necessária uma reflexão constante e que se reflete, depois, no plano de gestão”, diz a vereadora do Partido Socialista (PS). “Quando são momentos decisórios, neste caso da questão orgânica, que não é algo que vai interferir diretamente com o processo, pode ser ponderada mediante as condições que tenhamos”, explica.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 17, 2025
António Miguel Cardoso marcou presença na apresentação da candidatura de Reinaldo Teixeira à presidência da Liga e explicou as razões que levam o Vitória de Guimarães a apoiar esta candidatura do antigo presidente da AF do Algarve.
Março 17, 2025
No passado dia 15 de março, a Guimarães [IN]volve realizou o evento "Desconstruindo Preconceitos: Diálogo sobre Religião e Inclusão", no âmbito do Dia Internacional de Luta Contra a Islamofobia. A iniciativa reuniu especialistas, líderes religiosos e membros da comunidade para um debate essencial sobre diversidade religiosa, combate à intolerância e construção de sociedades mais inclusivas.
Março 17, 2025
Sara Ferreira voltou a brilhar por Portugal, naquela que foi a sua segunda internacionalização.