PCP promove tribuna pública pela defesa e valorização do SNS

A Comissão Concelhia de Guimarães do PCP, irá realizar na próxima quinta-feira, dia 17, uma tribuna pública pela defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde, pelas 9h30, em frente ao Hospital Senhora da Oliveira em Guimarães.

Para o PCP, é importante que o Serviço Nacional de Saúde assegure a capacidade de resposta no tratamento dos doentes com Covid-19, tal como é importante que recupere a prestação de cuidados de saúde que ficaram por realizar e que garanta o acesso à saúde aos doentes com outras patologias.
Para assegurar o combate à Covid-19, recuperar atrasos e garantir o acesso aos cuidados de saúde a todos os portugueses, o PCP entende que é preciso dotar o SNS, os hospitais e os centros de saúde dos meios necessários (financeiros, humanos, técnicos e materiais) para recuperar as consultas, as cirurgias, os tratamentos e os exames em atraso.

Os comunistas salientam as 50 proposta de alteração ao Orçamento de Estado que fizeram, das quais viram aprovadas 23. Segundo o PCP, estas medidas “são um importante contributo para assegurar a prestação de cuidados pelo SNS”.

O PCP destaca: o reforço das Unidades de Saúde Pública em mais de 500
profissionais; subsídio extraordinário de risco para profissionais em funções ou atividade, tendo em conta o risco de contágio com COVID-19; medidas de recuperação de consultas nos Cuidados de Saúde Primários; 2,5 milhões de euros para a implementação do Laboratório Nacional do Medicamento, cujas medidas aprovadas reclamam do Governo a sua concretização.


A Comissão Concelhia de Guimarães do PCP reafirma que continuará a sua
intervenção neste sentido e apela à mobilização e luta dos trabalhadores da área da saúde, bem como dos utentes na defesa e valorização do SNS.


“A crise está a potenciar uma deterioração dos níveis de saúde em Portugal”, afirma os comunistas vimaranenses, em comunicado. Reafirmando que “é o SNS que está em condições de garantir o direito à saúde de todos os portugueses”.

O PCP lembra que a pobreza e as condições de vida insalubres são fatores facilitadores de algumas doenças.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?