Película inovadora em Portugal: Batalha de S. Mamede com recurso a Realidade Virtual
O lançamento do filme está agendado para a próxima sexta-feira, 24 de junho, no âmbito das comemorações da Batalha de S. Mamede, na cidade de Guimarães.
“Afonso 360” é o nome que irá dar tema a uma película inovadora em Portugal, com recursos a novas tecnologias de Imersão, 360º e Realidade Virtual. O lançamento do filme está agendado para a próxima sexta-feira, 24 de junho, no âmbito das comemorações da Batalha de S. Mamede, em Guimarães.
Este projeto pioneiro permite a “interação do público com a História e o Património, através de inovadoras ferramentas tecnológicas e com produção totalmente nacional, a partir de locais de visualização instalados no Castelo de Guimarães e onde cada visitante poderá assumir-se como realizador deste filme perante a possibilidade de seleção do respetivo enquadramento”.
Segundo o município, trata-se de “uma experiência inesquecível que será proporcionada a quem visitar o Castelo de Guimarães pela possibilidade de viver e sentir um pouco da História do nosso país e com recurso a uma nova ferramenta tecnológica que é pioneira em Portugal, numa ligação da história da fundação do país com o futuro”. Nesta relação, as novas tecnologias ajudam a perceber de “uma forma espontânea e interativa” o dia-a-dia do Castelo de Guimarães no tempo do Rei D. Afonso Henriques ou, até, da origem da Batalha de S. Mamede.
Importa realçar ainda que este projeto está adaptado para pessoas de mobilidade reduzida, possibilitando a visita virtual ao monumento, com recurso a uma plataforma mecânica. O filme adapta-se em constantes metamorfoses e transfigurações fruto da utilização de Realidade Virtual. A realização da película é “fiel à história, assente em dados históricos e científicos”, deviamente retratada por historiadores e investigadores, validada pelo Direção Regional da Cultura do Norte.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.