Piscinas ambicionadas por Bragança em conflito com pavilhão do Vitória

O Município de Guimarães pretende construir uma nova piscina pública, nos terrenos da antiga piscina descoberta, junto ao pavilhão do Vitória. O projeto pode chocar com a intenção do Vitória construir naquele local o prometido pavilhão de treinos.

Segundo Pedro Vinagreiro, vice-presidente do Vitória SC, responsável pelas infraestruturas, esta pretensão da Câmara Municipal de Guimarães (CMG) “foi transmitida na sequência de uma série de reuniões entre o Vitória e CMG com o objetivo de encontrar uma solução para o novo pavilhão de treinos do clube”. Recorde-se que a construção do pavilhão de treinos, além de uma necessidade, é uma promessa eleitoral desta direção.

Pedro Vinagreiro manifesta a disponibilidade do Vitória para “participar no processo de melhoria e consolidação das condições de prática desportiva na região” e lembra que faz sentido que o clube seja envolvido no processo de desenvolvimento deste novo equipamento desportivo municipal, uma vez que será um dos seus “principais dinamizadores”.




Domingos Bragança anunciou recentemente, a um órgão de comunicação local, a intenção de construir umas novas piscinas municipais nos terrenos da antiga piscina, junto ao pavilhão da Unidade Vimaranense. Segundo o presidente da Câmara esta nova piscina será afeta à comunidade, mas também servirá para albergar as modalidades de piscina do Vitória, mais concretamente a natação e o pólo aquático.

As modalidades de piscina do Vitória dividem as suas atividades entre a piscina dos Bombeiros e o complexo da Tempo Livre. Além disso, os nadadores de alta competição veem-se obrigados a sair do concelho para nadarem em piscinas de 50 metros. “Agrada-nos a possibilidade de vermos reunidas num só lugar todas as modalidades de piscina”, diz Pedro Vinagreiro, sobre a possibilidade de concentrar as modalidades neste novo equipamento.

Relativamente ao abandono das piscinas dos Bombeiros, o vice-presidente do Vitória afirma que é “prematuro”, nesta fase do processo, tomar qualquer posição sobre o assunto.

Novo pavilhão de treinos é mesmo para avançar

Certo é, pelas palavras de Pedro Vinagreiro, que o pavilhão de treinos é mesmo uma prioridade, “na sequência do compromisso assumido com os Vitorianos aquando da campanha eleitoral”.

O Vitória “vê como localização ideal para a construção o terreno das antigas piscinas”. A localização imediatamente ao lado do atual pavilhão permitiria sinergias entre os dois equipamentos, evitando a duplicação de valências que já existem no Pavilhão da Unidade Vimaranense.

A intenção da Câmara construir naquele local uma piscina, inviabilizaria a pretensão do Vitória de ali colocar o pavilhão. “Têm sido entretanto desenvolvidos esforços conjuntos no sentido de encontrar uma solução de interesse comum”, adianta Pedro Vinagreiro.

O vice-presidente coloca este compromisso a par de outras iniciativas como as obras de beneficiação dos relvados sintéticos do campo 1 e do campo 6, com redimensionamento dos campos e colocação de piso sintético de última geração. Estes melhoramentos têm em vista a certificação FIFA Quality e FIFA Quality Pro, respetivamente. Decorre ainda o licenciamento, para o processo de reconversão do campo 5 e do edifício de apoio, atualmente ocupado por serviços administrativos da formação, em mini-estádio. Prevê-se que esta obra arranque antes do final do ano.




O Vitória apresentou recentemente à CMG um estudo de ocupação para o novo pavilhão, propondo-se a utilização de parte do terreno no Pavilhão da Unidade Vimaranense e parte do terreno das antigas piscinas, compatibilizando as duas ocupações.

“Pretende-se uma construção simples, que responda às necessidades de treino das equipas do Vitória, antecipando-se um processo de licenciamento simples e uma construção rápida”, afirma Pedro Vinagreiro, adiantando que o avanço do processo está agora condicionado pela resposta da Câmara à proposta do clube.

Contactada pela Mais Guimarães, a Câmara Municipal não acrescentou mais nada sobre esta matéria, além do que Domingos Bragança já tinha dito.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?