Plataforma gratuita para autoavaliação da saúde mental

A Escola de Medicina da Universidade do Minho desenvolveu uma plataforma gratuita que permite fazer uma autoavaliação da saúde mental.

A plataforma, gratuita, dá também acesso a ferramentas de gestão emocional, melhoria do sono e adoção de estilos de vida saudáveis e ajuda a identificar situações que possam beneficiar de encaminhamento para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta.

“O projeto Promoting Mental Health During Pandemic tem como objetivos compreender o impacto da pandemia Covid-19 na saúde mental da população adulta residente em Portugal e desenvolver ferramentas que permitam a auto-monitorização da saúde mental bem como a orientação das situações que possam beneficiar de cuidados de saúde”, pode ler-se do site.

No âmbito deste projeto, mais de duas mil pessoas foram monitorizadas semanalmente ao longo de todo o Estado de Emergência, o que permitiu descrever fatores associados a sintomas psiquiátricos bem como compreender a sua evolução ao longo do tempo. “Foi ainda possível avaliar o impacto na saúde mental dos médicos e compreender a importância da literacia em saúde na adopção de hábitos durante a pandemia”.

O projeto é liderado pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, sob coordenação de Pedro Morgado, investigador e docente da Escola de Medicina da UMinho, e foi financiado pela FCT no âmbito do programa Research4Covid.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?