Portal das Finanças com problemas de funcionamento no dia em que arranca a entrega do IRS

Às 7h30, 175 mil já tinham entregado.

barra_IRS

Arrancou hoje, dia 1 de abril, a campanha de IRS, mas o Portal  das Finanças não está a permitir submeter declarações.

Muitos contribuintes com IRS Automático estão a ser redirecionados para o preenchimento manual, mas essa informação é que esta funcionalidade está “temporariamente indisponível”.

“Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos em 2020, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, nos termos gerais”, lê-se no Portal das das Finanças. Ao selecionar a entrega “manual”, o procedimento dá erro.

O Ministério das Finanças avança que este erro tem que ver com o elevado número de acessos que provoca uma sobrecarga de acessos nas primeiras horas da entrega. “É por isso que apelamos a que não haja uma ‘corrida’ nas primeiras horas”.

Nem todos os contribuintes se depararam com este erro e, até as 7h30 do primeiro dia para a entrega das declarações, já tinham sido submetidas 175 mil.

A entrega do IRS em 2021, referente aos rendimentos de 2020, é realizada de 1 de abril a 30 de junho. Isto independentemente da categoria de rendimentos

Os contabilistas certificados recomendam que o IRS não seja entregue nos primeiros 15 dias. Isto porque, todos os anos, o formulário do IRS é alvo de alterações, que são testadas em ambiente real nos primeiros dias de entrega da declaração.

No ano passado, os primeiros reembolsos foram processados em 21 de abril, ou seja, 21 dias depois de ter arrancado a campanha da entrega da declaração anual de IRS, um período de tempo mais dilatado do que o registado em anos anteriores. Mas, recorde-se que o país enfrentava, nessa altura, o primeiro confinamento para conter a pandemia.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES