POSSÍVEL REVERSÃO DAS UNIÕES DE FREGUESIAS DEIXA AUTARCAS DIVIDIDOS

Em 2013, formaram-se várias Uniões de Freguesias por todo o país. Só no município vimaranense, foram criadas 17. Agora, o Ministério da Administração Interna está a ponderar refazer o mapa territorial, uma proposta que não reverte todo o processo que uniu as freguesias, mas que abre a porta a um regresso às antigas Juntas.

 

 

2021 pode ser o ano em que Candoso Santiago passe a ter a sua própria Junta de Freguesia, como era antigamente, e Mascotelos tenha também a sua própria autarquia. Ou então não.

O Governo quer voltar a organizar o mapa de freguesias, abrindo a porta, pelo menos em parte, à reversão do processo de fusão que aconteceu durante os tempos do anterior executivo PSD/CDS, um processo liderado na altura por Miguel Relvas.

O Ministério da Administração Interna prepara-se para apresentar no Parlamento uma proposta que permitirá voltar ao mapa anterior, já a tempo das próximas eleições autárquicas, em 2021.

Em 2013, foram extintas 1168 das antigas 4260 juntas de freguesia, por todo o país. No concelho de Guimarães, 38 freguesias passaram a ser 17 Uniões de Freguesias. Face a esta possibilidade, o Mais Guimarães conversou com dez presidentes das Uniões de Freguesias vimaranenses. De facto, as opiniões são diversas. Há o factor da representação territorial, o factor financeiro e até mesmo o factor da identidade, do orgulho. No entanto, todos os autarcas concordam num ponto: que o que quer que seja decidido, que seja o melhor para a comunidade.

Para o presidente de Abação e Gémeos, uma reversão desta união não era o ideal. “Estou contra esta medida. Eu não acho justo, pois já planeamos um futuro em conjunto”, referiu José Araújo.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição do Mais Guimarães desta semana, nas bancas esta quarta-feira.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?