Primeira fase de vacinação deverá estar concluída a 11 de abril

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ​​​​​​garantiu na manhã desta quarta-feira que a vacinação de idosos com mais de 80 anos e de pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades associadas deverá estar concluída a 11 de abril.

Foto: Rui Dias

“Prevemos fechar a 100% a vacinação dos mais de 80 anos e dos mais de 50 anos com comorbilidades até dia 11 de abril. Naturalmente, irão ficar pequenas bolsas que não conseguimos contactar. Mas a grande maioria desta comunidade, que têm a ver com o salvar vidas, estará fechada a 11 de abril”, avançou Gouveia e Melo, adiantando ainda que só após esta data será dado “o grande impulso” na inoculação da comunidade escolar.

“Grande parte da comunidade educativa, são cerca de 200 mil pessoas, vai ser vacinada praticamente na transição da primeira fase para a segunda fase. É no fim de semana seguinte [ao dia 11 de abril] que se vai fazer o grande impulso no ensino, que são as tais 200 mil vacinas. Este impulso no ensino também serve para testar as nossas metodologias de vacinar 100 mil pessoas de cada vez, que têm de ser testadas antes de entrar em funcionamento, no início de maio”, esclareceu o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Questionado sobre a utilização da vacina da AstraZeneca em Portugal, Gouveia e Melo sublinhou que o país segue as indicações da Agência Europeia do Medicamento e que o regulador mantém a confiança na vacina.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?