Primeira Super Lua do ano acontece esta terça-feira

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta Super Lua acontece quando a Lua se encontra em fase de Lua Cheia e a uma distância do planeta Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

“No dia 27 a Lua nasce às 21h06 no azimute 70º, contado de Sul para Este. Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de ótica”, explica o observatório.

A segunda Super Lua do ano está prevista para 26 de maio. No mesmo dia ocorre um Eclipse total da Super Lua, por volta das 12h00, mas a sua observação não vai ser possível por causa da luz do dia.

Até ao final do mês de abril, há uma chuva de meteoros das Líridas.

As Líridas estão associadas aos restos de poeira deixados pela passagem do cometa Tatcher. Quando estas partículas entram na nossa atmosfera provocam um fenómeno de “chuva de meteoros” ou “estrelas cadentes”. O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação da Lira.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?