Primeiro lote de vacinas já chegou a Portugal

O primeiro lote da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou este sábado, 26 de dezembro, a Portugal e contempla 9.750 doses destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Os camiões refrigerados com as doses previstas para países da União Europeia (UE) saíram na quarta-feira de manhã, 23 de dezembro, da fábrica belga da farmacêutica norte-americana, no nordeste da Bélgica.

Os camiões tinham medidas de segurança. Vieram acompanhados por dois veículos das forças policiais a escoltar cada um dos três veículos pesados depois do carregamento.

O processo de abertura da viatura foi acompanhado no local por responsáveis do Governo, dirigidos pela ministra da Saúde, Marta Temido.

O início da vacinação esta marcada para este domingo, 27 de dezembro, e será uma iniciativa comum a todos os estados-membros da União Europeia e ocorre na mesma semana em que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou segura a vacina da Pfizer-BioNTech, para a qual concedeu uma autorização “para uso de emergência”.

Este lote de 9.750 doses será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70.200 doses, que têm chegada prevista para segunda-feira, 28 de dezembro, elevando o total disponível para administração até ao final do ano para 79.950 vacinas.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?