Privados correm ao negócio dos testes

O Serviço Nacional de Saúde paga por cada teste covid-19 65 euros. Com o país a testar cerca de 20 casos por dia, a despesa ultrapassa o milhão de euros.

Até 26 de setembro o SNS pagava por cada teste 87,95 euros, nessa altura, o Governo decidiu baixar o valor a pagar aos laboratórios convencionados. Segundo o Governo, o valor anterior “refletia as condições internacionais adversas do mercado, designadamente a escassez de reagentes verificada a nível mundial e os consequentes preços”. Desde estão o SNS paga 65 euros por cada teste às entidades com convenção.




Este é um negócio que movimenta muito dinheiro e por isso a concorrência é feroz. O Mais Guimarães conhece casos de cartas dirigidas às Unidades de Saúde Familiar do concelho de Guimarães a pedir aos médicos para escolherem um determinado laboratório e a reclamarem por acharem que o seu laboratório está a ser preterido em relação a outros.

Já é possível fazer o teste à covid-19 no Hospital da Luz

Entretanto, é agora possível realizar os testes à covid-19, através do SNS, no Hospital da Luz Guimarães. Este hospital privado passou a ter também acordo com o SNS. O serviço de testagem no Hospital da Luz, funciona de segunda-feira a sábado e aos domingos no serviço de urgência. Os utentes do SNS podem realizar o teste à covid-19, tendo, para o efeito, de apresentar prescrição médica. Os resultados são comunicados aos utentes em 24 horas.

O SNS gasta um milhão e 300 mil euros em testes à covid-19 por dia

Portugal tem estado a testar consistentemente próximo dos 20 mil casos por dia, em alguns dias ultrapassa este valor. Isto significa um esforço financeiro diário para o SNS de um milhão e 300 mil euros.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?