Programação do Dia Um de Portugal já é conhecida

Comemorações arrancam a 17 de junho com a IV edição das jornadas históricas.

Mesa-1-barra

Na apresentação, que decorreu na tarde desta segunda-feira, dia 05, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, fez-se acompanhar por Isabel Pinho, Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques de Bragança e Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento.

© Vasco Carvalho e Ricardo Carvalho / Mais Guimarães

Com o Castelo de Guimarães como pano de fundo, foi desvendada a programação do Dia Um de Portugal, evento que decorrerá entre 17 e 25 de junho.

Do Hastear das Bandeiras, nos Paços do Concelho, à Missa Solene, que decorrerá na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, consta ainda do programa a colocação de uma coroa de flores na estátua de D. Afonso Henriques e a sessão solene evocativa do 24 de junho de 1128.

“Nos últimos anos tem havido um grande esforço da parte do município para que a sessão solene seja mais participada, que chegue cada vez mais à população vimaranenses e à visibilidade externa de Guimarães, pela importância histórica que queremos atribuir à data”, começou por dizer Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo.

“Este ano voltamos a desenhar uma sessão, e espero que o tempo nos ajude, no Campo de São Mamede. Teremos uma composição de Tiago Simães para coro e orquestra, com poesia portuguesa, e será o mote para o espetáculo comemorativo do 24 de junho e da Batalha São Mamede”, acrescentou.

Além da Orquestra do Norte e do compositor Tiago Simães, surgirá um coro designado por “Coro São Mamede”, com cerca de 200 elementos, provenientes de vários coros de Guimarães, e do “Coro espontâneo, que foi criado para esta composição ao longo do último ano”, acrescentou.

A terminar, Paulo Lopes Silva lançou um repto à comunidade vimaranense. “Será um momento de celebração e será um motivo acrescido de afirmar para todo o país que, em Guimarães, é feriado a 24 de junho, não por ser São João, mas sim por ser o dia da fundação de Portugal”.

© Vasco Carvalho e Ricardo Carvalho / Mais Guimarães

A XI edição da Feira Afonsina entre 22 e 25 de junho

Tendo como tema “Afonso: Político e Diplomata”, da edição deste ano da Feira Afonsina, destaque para o momento de recriação histórica, que decorrerá todos os dias, no relvado lateral ao Paço dos Duques de Bragança. 

Junto à entrada principal do Paços dos Duques de Bragança acontecerá também o espetáculo “O julgamento dos penitentes” e o “Folguedo Final”, levado a cabo por um par de trovadores, no domingo, dia 25 de junho. O ponto de partida será dado junto à estátua de D. Afonso Henriques e terminará junto à Igreja da Oliveira.

À semelhança de anos anteriores, a Feira Afonsina terá áreas temáticas, zona de mercado e diversas atividades para o público.

© Vasco Carvalho e Ricardo Carvalho / Mais Guimarães

As comemorações do dia Um de Portugal arrancam a 17 de junho, com a IV edição das jornadas históricas, que incidirão sobre o quotidiano na Idade Média, como adiantou Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques de Bragança. Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento, deu conta da apresentação da revista Afonsina III 2022 – Mesteres e Mesteirais.

No decorrer desse dia haverá uma conferência sobre o tema: “O convívio e a festa: um tempo extraordinário da vida quotidiana”, com apresentação de Maria Helena da Cruz Coelho, da Universidade de Coimbra, e Comunicações, sobre o tema “Idade Média. Refeições simples e banquetes”, apresentado por Ana Marques Pereira, Licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa.

“A Paisagem no planeamento dos jardins medievais” será apresentado pela vimaranense Sasha Assis Lima, formada em Ecologia Evolutiva pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos e, a encerrar, o tema “Viver ao ritmo da igreja, quotidianos religiosos nas cidades e vilas medievais portuguesas”, que será apresentado por Mário Farelo, com doutoramento em História, na especialidade de História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ainda no dia 17 de junho haverá uma Mesa Redonda sobre “O presente da Idade Média- representações contemporâneas da vida medieval”. A tertúlia contará com as participações de Maria Helena Coelho, Mário Farelo, Ana Marques Pereira e Sasha Lima.






PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES