Projeto +Acesso para Todos deixa em aberto possíveis novas iniciativas futuramente

Na sessão de encerramento, foram apresentados os resultados e o seu impacto na comunidade vimaranense.

+-acesso-para-todos-Barra-+G-10-anos

Decorreu, na passada semana, a sessão de encerramento do projeto “+Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas”, que tinha como objetivo principal tornar Guimarães uma cidade acessível a todos. Chegando ao fim desta campanha, foi altura de apresentar os resultados e o seu impacto. O Manual de Boas Práticas sobre Acessibilidades e o Selo de Acessibilidades serão apresentados mais tarde.

© Direitos Reservados

A vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, na sua intervenção referiu que os objetivos propostos foram alcançados, frisando que “o trabalho nunca está completo” e que “há sempre mais e melhor para fazer e tornar o concelho de Guimarães acessível para todos”. Paula Oliveira apelou ainda a todos que “sejam agentes da mudança e que continuem este trajeto, de forma a alcançar o acesso e igualdade para todos, promovendo a inclusão e bem-estar de toda a comunidade”.

Salvador Mendes de Almeida, membro da Associação Salvador, referiu que as medidas e ações implementadas são “fulcrais para integração de todos”, uma vez que “onde as cidades não estão preparadas é onde os cidadãos ficam mais isolados”. Acrescentou ainda que “a voz das pessoas incapacitadas não é muito ouvida” e, portanto, “estas iniciativas são essenciais para que todos sejam ouvidos na sociedade”.

Também parte ativa deste projeto, Joana Gorgueira, membro da Associação Salvador e gestora deste projeto, evidenciou que todos saíram dali “mais consciencializados pelo que se deve fazer” e que “o projeto acaba, mas querem ir mais longe”, deixando em aberto possíveis novas iniciativas futuramente.

A sessão contou também com uma mesa redonda em que participaram a vereadora Paula Oliveira, o presidente da junta de freguesia de Urgezes, Luís Abreu, a embaixadora da Associação Salvador e membro do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência (Órgão de debate informal da Câmara Municipal de Guimarães), Sara Coutinho, e a professora Ana Santos, em representação da Escola Profissional D. Afonso Henriques. A moderação ficou a cargo de Joana Gorgueira, gestora do projeto.

Com o objetivo de combater a realidade das pessoas com deficiência e contribuir para um país mais acessível e uma sociedade mais inclusiva, a Associação Salvador criou o projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” (POISE-03-4639-FSE-001050/52/54), apoiado pela Portugal Inovação Social, e financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020, através do FSE – Fundo Social Europeu. Contou ainda com o apoio do Município de Guimarães enquanto investidor social.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES