Projeto Coral da Poesia Portuguesa une 100 vozes

Ensaios decorrem às quartas-feiras à noite, na Igreja da Misericórdia.

Tiago Simães

Musicar poemas de reputados poetas portugueses é o ponto de partida no novo projeto de Tiago Simães. Atualmente, estão a decorrer os ensaios na Igreja da Misericórdia, às quartas-feiras à noite, que reúnem cerca de 100 participantes.

© Mais Guimarães

O cantor e compositor vimaranense explicou ao Mais Guimarães que o Projeto Coral da Poesia Portuguesa pretende “fazer música original para grande coro”. No total, serão gravados oito temas que serão “acoplados a um livro de partituras que será distribuído por Portugal, pelos PALOP, pelas escolas, pelos coros amadores e profissionais”, explicou o responsável do projeto.

Foi precisamente por considerar que “há muito pouco reportório de música coral contemporânea em português” que Tiago Simães, sendo compositor e maestro de coros, decidiu arrancar com o projeto.

“Não foi um dia em especial. Foi algo que foi crescendo em mim. Este é um trabalho que é feito em formato intensivo, no período de um mês. Fazem os dois ensaios de cada poema e, de seguida, gravámos”, elucidou.

O projeto reúne vozes de oito cidades diferentes: Guimarães, Famalicão, Braga, Fafe, Barcelos, Porto, Amarante e Celorico de Basto. Muitas são profissionais, outras são amadoras e outras nunca cantaram em coro.

Miguel Bastos é precisamente uma dessas vozes. Natural de Guimarães, mas a viver atualmente em Penafiel, não teve dúvidas na hora de abraçar o desafio lançado pelo compositor. “Gostei muito do projeto em si. São poemas muito bem escolhidos e muito bem harmonizados, que permitem que a língua portuguesa seja dignificada”, revelou.

Enquanto antigo orfeonista da Universidade do Porto e participante de vários coros, assegura que “o reportório é sempre muito repetitivo e, por isso, é sempre importante inovar”.

Destacando que “está a ser uma experiência incrível”, Tiago Simães garante que a recetividade tem sido muito boa, quer de quem está a participar, mas também de quem ouve falar do projeto”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES