Projeto Coral da Poesia Portuguesa une 100 vozes
Ensaios decorrem às quartas-feiras à noite, na Igreja da Misericórdia.
Musicar poemas de reputados poetas portugueses é o ponto de partida no novo projeto de Tiago Simães. Atualmente, estão a decorrer os ensaios na Igreja da Misericórdia, às quartas-feiras à noite, que reúnem cerca de 100 participantes.
O cantor e compositor vimaranense explicou ao Mais Guimarães que o Projeto Coral da Poesia Portuguesa pretende “fazer música original para grande coro”. No total, serão gravados oito temas que serão “acoplados a um livro de partituras que será distribuído por Portugal, pelos PALOP, pelas escolas, pelos coros amadores e profissionais”, explicou o responsável do projeto.
Foi precisamente por considerar que “há muito pouco reportório de música coral contemporânea em português” que Tiago Simães, sendo compositor e maestro de coros, decidiu arrancar com o projeto.
“Não foi um dia em especial. Foi algo que foi crescendo em mim. Este é um trabalho que é feito em formato intensivo, no período de um mês. Fazem os dois ensaios de cada poema e, de seguida, gravámos”, elucidou.
O projeto reúne vozes de oito cidades diferentes: Guimarães, Famalicão, Braga, Fafe, Barcelos, Porto, Amarante e Celorico de Basto. Muitas são profissionais, outras são amadoras e outras nunca cantaram em coro.
Miguel Bastos é precisamente uma dessas vozes. Natural de Guimarães, mas a viver atualmente em Penafiel, não teve dúvidas na hora de abraçar o desafio lançado pelo compositor. “Gostei muito do projeto em si. São poemas muito bem escolhidos e muito bem harmonizados, que permitem que a língua portuguesa seja dignificada”, revelou.
Enquanto antigo orfeonista da Universidade do Porto e participante de vários coros, assegura que “o reportório é sempre muito repetitivo e, por isso, é sempre importante inovar”.
Destacando que “está a ser uma experiência incrível”, Tiago Simães garante que a recetividade tem sido muito boa, quer de quem está a participar, mas também de quem ouve falar do projeto”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.