Projeto europeu quer homenagear mulheres vimaranenses que combateram o regime de Salazar
O Women in Resistance in 20th century (WORTH) quer identificar e homenagear as mulheres naturais de Guimarães que fizeram frente ao regime de Salazar, contribuindo para o processo de democratização do país.

O projeto apela à população vimaranense para partilhar histórias, fotografia, documentos e memórias relacionadas com o contributo do papel das mulheres na resistência ao regime de António de Oliveira Salazar. O WORTH convida as pessoas a “revelar o legado de todas as mulheres extraordinárias e prestar a devida homenagem à sua valiosa contribuição para a história de Guimarães e de Portugal”, pode ler-se em comunicado.
Em Portugal, o projeto é dirigido pela Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade Social, em Guimarães. Todas as contribuições serão compiladas num arquivo histórico e discutidas em vários eventos, como o “Café do Mundo”, “Livros Vivos” e trilhos urbanos a serem realizados em Guimarães durante o próximo ano.
O WORTH é um projeto financiado pela União Europeia e que se insere no programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV). A iniciativa envolve cinco organizações não governamentais da Itália, Eslovênia, Polônia, Romênia e Portugal e visa “aumentar a consciência sobre a narrativa histórica de pessoas que lutaram pelas liberdades durante o século XX, histórias muitas vezes não contadas e desconhecidas: as histórias inéditas de mulheres na resistência”, pode ler-se no site da WORTH.
A iniciativa concentra-se na resistência ocorrida durante o século XX e no papel crucial que desempenhou na transição democrática, pretendendo proporcionar uma visão mais inclusiva e uma dimensão europeia da história comum, enquanto promove uma cultura internacional da memória e uma compreensão mais equilibrada da história em termos de género.
Para contribuir com informações ou partilhar histórias, poderá entrar em contato com o projeto WORTH através do endereço de email rita-miranda@fraterna.org ou pelo telefone 253 55 22 12.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 10, 2023
Após ter liderado a única candidatura que se submeteu a sufrágio, Hugo Teixeira mostrou-se muito satisfeito com a união em torno da candidatura que liderou, que acredita mostrar “uma vontade inequívoca dos militantes em trabalharem conjuntamente para enfrentar os desafios das jovens gerações, mas que o próprio distrito e o país enfrentam atualmente”.
Dezembro 10, 2023
Com a intenção de "promover causas e contribuir para o bem-estar da sociedade vimaranense", uma comitiva da equipa B do Vitória deslocou-se à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, neste sábado, dia 09 de dezembro, onde entregou um donativo e conviveu com os utentes da instituição.
Dezembro 10, 2023
Decorreu no passado fim de semana, entre 01 e 03 de dezembro, no Teatro Jordão em Guimarães, um dos maiores festivais de Dança Oriental do Mundo: o "G. O. Dance Festival 2023", Guimarães Oriental Dance Festival.