Proteção Civil alerta para descida da temperatura mínima no Natal

A Proteção Civil alertou esta quarta-feira para a descida da temperatura mínima entre quinta-feira e domingo em todo o continente, recomendando uma “especial atenção” às crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sem-abrigo.

“É necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis – crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”, refere a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento e tempo frio nos próximos dias, com a descida da temperatura mínima na quinta-feira.

Para Guimarães, o IPMA prevê temperaturas a variar entre os 2 e os 12 graus, no dia 24 de dezembro, e entre os 1 e os 12 graus no dia de Natal. No fim-de-semana de 26 e 27 de dezembro, a temperatura mínima desce para -1 e a máxima para os 11 graus.

Num aviso à população, a ANEPC diz que o impacto destas condições de tempo “pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados”, como evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, manter o corpo quente através do uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, e proteger as extremidades do corpo e calçado quente e antiderrapante.

Recomenda ainda “especial atenção” às braseiras e lareiras, que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte, com a adequada ventilação das habitações.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?