PS diz que PSD mentiu sobre o processo de votação da desagregação de freguesias
Numa nota de imprensa enviada às redações, os socialistas reagem a uma publicação nas redes sociais do PSD Guimarães.
Lê-se que “esta aprovação [de desagregação das seis uniões] foi viabilizada pelo grupo parlamentar do PSD como forma de dar seguimento ao sentimento geral das populações em cada uma destas freguesias e a reverter um processo que pode não ter sido executado da melhor forma”.
No entanto, o PS entende que não foi bem assim, adiantando que “condena veemente a nota tornada pública pelo PSD, através da qual procura enganar os vimaranenses”.
“A verdade é que, dos seis processos colocados à votação sobre a reformulação do mapa administrativo do nosso concelho, o PSD apenas votou favoravelmente um, ou seja, a desagregação da UF de Prazins Santo Tirso e Corvite. Relativamente aos restantes absteve-se. Tabuadelo e São Faustino; Conde e Gandarela; Serzedo e Calvos. E mesmo nas freguesias presididas por autarcas sociais democratas, não votaram a favor, casos de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil; e Sande Vila Nova e Sande São Clemente”, refere a nota dos socialistas.
O PS Guimarães entende que o sentido de voto se baseia “no taticismo político e no cálculo eleitoral”. Acresce, ainda, “que foi por vontade do Governo PSD/CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, que as freguesias foram agregadas, em 2015, e por vontade dos deputados do PSD de hoje assim continuariam”.
O PS votou favoravelmente todas as propostas de desagregação das freguesias de Guimarães apresentadas na Assembleia da República: “Fê-lo em defesa da identidade local e da autonomia de cada freguesia, pela salvaguarda da proximidade do poder local e pela sua representatividade, sobretudo nas freguesias mais pequenas, por acreditar na capacidade e na eficiência administrativas e na transparência e porque respeita a vontade dos autarcas eleitos em cada uma das freguesias e as suas populações”.
A concelhia do PS garante que “não deixará passar qualquer mentira sobre este ou outro assunto e estará sempre do lado da verdade”, lê-se.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
A cidade de Guimarães será palco de uma nova ação de formação destinada a profissionais do setor do turismo que desejam aprimorar suas competências no atendimento e serviço em língua espanhola. O curso terá a duração de 25 horas e acontece no mês de fevereiro.
Janeiro 21, 2025
De 27 de fevereiro a 01 de março de 2025, as portas do Laboratório da Paisagem abrem para o II Encontro Internacional de Educação Ambiental de Guimarães, com foco na interseção entre Inteligência Artificial (IA) e Educação Ambiental.
Janeiro 21, 2025
Em fevereiro, os jovens vimaranenses terão a oportunidade de explorar competências, refletir sobre si mesmos e fazer novas amizades durante o Campo de Inverno 2025. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, é orrganizada pelo Município de Guimarães, em parceria com a Casa da Juventude.