PS ESCOLHE PRÓXIMA CONCELHIA COM O DESAFIO AUTÁRQUICO NA MIRA

Luís Soares é candidato único à Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista em Guimarães, numa altura em que se perspetiva a estratégia para as eleições autárquicas de 2021.

luís soares

Luís Soares é candidato único à Comissão Política da Concelhia do Partido Socialista em Guimarães, numa altura em que se perspetiva a estratégia para as eleições autárquicas de 2021.

©  Direitos Reservados

O líder dos socialistas em Guimarães será eleito este sábado. As eleições decorrem entre as 11h00 e as 19h00, na sede do partido na cidade, no Largo do Toural.  O programa de Luís Soares foi apresentado no sábado passado, dia 25 de janeiro, na sede do PS de Guimarães. Candidaturas “de militantes” e de “várias sensibilidades”. O candidato da Lista A sublinhou, ao Mais Guimarães, que “esta é uma candidatura de militantes” e que conta “com todos os apoios de todos os que foram os intervenientes do Partido Socialista num passado recente e mais longínquo”. Por isso, o candidato à concelhia referiu ser “uma honra” ter António Castro como mandatário da campanha. Do lado da juventude, o mandatário da candidatura de Luís Soares à concelhia do PS é Hugo Teixeira, presidente da Juventude Socialista, que destacou a capacidade que o candidato tem “de representar todos”. “Nós, jovens, sentimo-nos devidamente representados com o Luís Soares. É capaz de falar com todos nós, de nos ouvir, de fazer a diferença e de efetivar a mudança”, disse.

Recorde-se que, para as eleições para a Comissão Política Concelhia, chegou a existir uma segunda candidatura, encabeçada por Paulo Freitas do Amaral. Na passada quarta-feira, Paulo Freitas do Amaral anunciou, através das redes sociais, que iria retirar a sua candidatura à Concelhia do PS de Guimarães. De acordo com a publicação partilhada, o ex-candidato referiu ter recebido “ameaça de suspensão dos direitos de militante com base em injúrias e invenções”. Ao Mais Guimarães, o agora ex-candidato disse que “não existem assinaturas falsas” no seu processo de candidatura, mas reconheceu problemas nas datas de declarações.

Em março, os socialistas voltam às urnas, com as eleições para as federações distritais — em Braga, Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, é um dos candidatos. Do lado de Luís Soares, também candidato à liderança da Concelhia do PS de Guimarães, não houve, ainda, manifestação em igual sentido à candidatura do vereador vimaranense. Relativamente ao apoio a uma eventual recandidatura de Domingos Bragança à Câmara Municipal de Guimarães, Luís Soares referiu que a mesma “deve ser encarada como normal”: “Há um percurso natural em Guimarães. O PS tem sabido, a cada momento, interpretar o que são os ciclos políticos. O ciclo político que está, neste momento, em vigor é de Domingos Bragança”, explicou. “Em todo o caso, vamos, naturalmente, e de acordo com aquilo que é o nosso programa, cumprir a calendarização que escolhemos. Não só para a Câmara Municipal, mas também para a Assembleia Municipal e para as Juntas de Freguesia. Nós precisamos de continuar a apresentar os melhores, os mais disponíveis. Num momento oportuno comunicaremos todas as nossas decisões”, frisou, no final da apresentação da Moção Global de Estratégia da sua recandidatura.

E as autárquicas tão perto

A futura concelhia terá, no horizonte, as eleições autárquicas de 2021, procurando prolongar o domínio socialista no concelho vimaranense. Na fórmula da candidatura de Luís Soares, encontra-se um “binómio” que conjuga “prestar contas e mostrar aos eleitores” o trabalho desenvolvido, bem como “perspetivar e introduzir novas realidades e novas matérias”. Por isso, José João Torrinha, sublinhou algumas dessas realidades: desde a “necessidade de envolver” os mais novos eleitores à adoção de “um discurso voltado para os imigrantes que vieram para o nosso concelho”, sem esquecer a questão da sustentabilidade ambiental.

A política sustentável e inclusiva são os principais eixos para o “desafio autárquico” que se avizinha e que se integra no próximo mandato da concelhia. Nas eleições autárquicas de 2017, os vimaranenses escolheram pintar o concelho de rosa: escaparam apenas nove freguesias aos socialistas. O presidente da Assembleia Municipal frisou, ainda, a dinâmica de um “programa coerente” cujas engrenagens funcionam através do “trabalho entre Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Assembleia”. Luís Soares pretende que todo o processo de construção do programa eleitoral e constituição das equipas culmine na realização de uma Convenção Autárquica.

Luís Soares foi eleito presidente da concelhia há dois anos, sucedendo a Armindo Costa e Silva. Encabeçando a única lista que se apresentou a sufrágio, Luís Soares obteve, na altura, 313 votos favoráveis, 16 brancos e dois nulos, num universo de 55% do universo de inscrito. Estavam inscritos 574 militantes socialistas.

Sofia Ferreira é candidata à liderança das Mulheres Socialistas de Guimarães

©  Mais Guimarães

Sofia Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, apresentou na sede do PS de Guimarães, a 24 de janeiro, “o processo de candidatura de um grupo de trinta e uma mulheres socialistas de Guimarães” para a Comissão Política das Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos (MS-ID). A lista tem como mandatária a deputada Sónia Fertuzinhos.

A candidatura da vereadora vimaranense “resulta da alteração ao regulamento geral das MS-ID aprovado no último Congresso do PS e onde foi aprovada a mudança de nome das estruturas, a forma de organização destas bem como o reforço a sua autonomia”, lê-se em comunicado enviado às redações pela lista candidata. O novo modelo pretende “reforçar a presença do Partido Socialista no território”, mas, também, “chamar as mulheres a participarem de forma mais ativa e mobilizadora nos diferentes projetos”. A nova Lei da Paridade “reforça o equilíbrio de género no exercício da política, sendo que estas novas estruturas das MS-ID serão fundamentais para preparar e mobilizar as mulheres de forma a que

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES