PS Guimarães defende SNS com nova gestão, mais flexível e centrada no cidadão

Os desafios atuais e futuros do Sistema Nacional de Saúde foram os temas em debate, este sábado.

ps-guimaraes-com-barra

Álvaro Beleza, membro da Comissão Política Nacional do PS e presidente da SEDES, e Luís Soares, coordenador do PS na Comissão de Saúde da AR, foram os convidados do PS de Guimarães, no passado sábado, dia 18 de fevereiro, para debaterem os desafios atuais e futuros do Sistema Nacional de Saúde.

 © Direitos Reservados

Em comunicado às redações, a concelhia do PS explica que este encontro, moderado por Francisco Teixeira, culmina “um trabalho de vários meses de auscultação, debate e estudo dos problemas da saúde em Guimarães e no país, e tem envolvido centenas de militantes do PS e especialistas e profissionais da área da saúde”.

Na sessão, Álvaro Beleza caracterizou o SNS como “um dos melhores do mundo e que dá conta da sua dimensão ética e política pela sua capacidade de a todos atender, de modo gratuito e universal”. Apesar disso, defendeu a necessidade de “medidas de uma nova gestão, mais flexível e centrada no cidadão que, de qualquer modo, defendeu, estão a ser implementadas com o novo modelo de gestão do SNS, coordenado por um Diretor Executivo e pela extensão nacional das Unidades Locais de Saúde”. A propósito das Unidades locais de Saúde defendeu, ainda, que estas deviam chamar-se “Unidades Integradas de Saúde”, tendo, como terão, horizonte geográfico supraconcelhio.

Pelo seu lado, Luís Soares defendeu “a importância da confiança nas instituições, da telemedicina e da literacia médica como instrumentos de uma gestão mais racional do SNS, sem os quais os cidadãos tenderão a desviar-se dos serviços públicos prestados”.

A encerrar a sessão esteve o líder da concelhia, Ricardo Costa, que defendeu que a digitalização deve ser um “desiderato essencial do desenvolvimento do SNS, mas numa lógica de gestão inteligente, suscetível de reduzir custos, melhorar e integrar verdadeiramente os processos e atos médicos e servir melhor os cidadãos, numa lógica de crescente complexidade médica, serviços médicos tecnológicos mais desenvolvidos e maiores e melhores cuidados primários e hospitalares”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES