PSD: “Continuamos a viver tempos em que a corrupção e a desigualdade persistem”

André Ferreira, presidente da JSD de Guimarães foi quem discursou pelos sociais democratas na sessão solene comemorativa dos 19 anos do 25 de abril de 74.

PSD

André Ferreira, presidente da JSD de Guimarães foi quem discursou pelos sociais democratas na sessão solene comemorativa dos 19 anos do 25 de abril de 74.

© Eliseu Sampaio

Num discurso voltado naturalmente para os jovens, André Ferreira lembrou que, os jovens, têm “o dever de lembrar esta data histórica e de nos inspirar na coragem e na determinação daqueles que lutaram pela nossa liberdade. Devemos lembrar que a democracia é uma conquista que precisa ser constantemente defendida e que cada um de nós tem um papel importante nesta luta”.


Considerando terem havido progressos, o jovem social democrata disse que “ainda enfrentamos desafios políticos significativos em Guimarães e em todo o país, e é nosso dever continuar a lutar pela justiça, igualdade e direitos humanos para todos os cidadãos, especialmente os de Guimarães, independentemente da sua origem ou estatuto social”.

E concretizou: “Na habitação percebemos que as políticas locais e nacionais não estão a refletir as reais necessidades dos jovens, a inflação e especulação imobiliária, devido à pouca oferta e muita procura, não permitem que os jovens possam alugar ou comprar uma habitação e assim sair de casa dos pais antes dos 30 anos e constituir a sua família”.


Já quando ao emprego, “vemos os jovens vimaranenses que estudam na Universidade do Minho e nas diversas universidades do país a não terem a possibilidade de ficarem na sua terra natal devido à falta de atratividade de investimento, especialmente na atratividade de empresas de serviços”.

A igualdade de oportunidades é “fundamental para a promoção de uma sociedade justa e inclusiva”.

Sendo necessário, na sua opinião, “investir em educação, cultura, desporto, mobilidade, habitação, emprego e empreendedorismo, para que os jovens vimaranenses possam crescer e desenvolver-se em pleno”.

Os tempos são diferentes, disse ainda André Ferreira, e a “exigência de cada um de nós é muito superior”, e exemplificou: “Se uma página da internet demorar mais de dois segundos a abrir já não temos paciência e abandonamos a ideia de abrir a mesma. Mas porque não somos assim tão exigentes com as políticas e os políticos do nosso país ou cidade? Porque não exigimos que os processos sejam ágeis em vez lentos e demorados? Questionou.

“Porque temos de esperar um ano ou mais por uma licença de uma casa, ou 10 anos para que um terreno passe de zona agrícola para zona de construção?”

André Ferreira

Nem todos têm essa paciência, disse André Ferreira, sendo que “a demografia em Guimarães mostra isso. Uma cidade que em 2012 era uma das mais jovens da União Europeia, com mais de 50% da população com menos de 30 anos, e que agora, passados 11 anos, é uma cidade envelhecida e com menos população”.

E porquê? Continuou questionando: “Porque não é uma cidade atrativa para os jovens, e porque o município não foi capaz de ser ágil para responder à exigência dos dias de hoje”.
Continuamos, segundo o dirigente, “a viver tempos em que a corrupção e a desigualdade persistem, e onde a política parece muitas vezes distante dos nossos interesses e necessidades como comunidade”.

No entanto, salvaguardou, é importante lembrarmos que “todos nós, individualmente, temos o poder de mudar esta realidade. A democracia dá-nos o direito e o dever de participar ativamente na vida política da nossa cidade e país, e de fazer ouvir a nossa voz”.

E lançou o desafio a cada jovem vimaranense, para “estar ativo na sociedade e na política, de perceber a realidade à sua volta e conhecer as políticas de cada um dos partidos. De procurar as juventudes partidárias para ser uma voz jovem ativa política e ajudar a protagonizar uma cidade e um país melhor para todos”.


PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES