PSD dirige Pergunta à ministra da Saúde sobre os donativos ao HSOG

No documento assinado pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, questiona-se o destino das doações monetárias e de equipamentos ao Hospital de Guimarães.

© João Bastos/ Mais Guimarães

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga dirigiram uma Pergunta à ministra da Saúde, Marta Temido, acerca dos donativos ao Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG). De acordo com a cópia da pergunta enviada às redações, os deputados questionam a ministra sobre o “montante global, em numerário”, entregue ao hospital “por beneméritos locais”, bem como sobre o destino dessas doações. Os deputados colocam as mesmas questões acerca dos equipamentos doados.

No documento, assinado por André Coelho Lima, Emídio Guerreiro, Firmino Marques. Clara Marques Mendes, Jorge Paulo Oliveira, Carlos Eduardo Reis, Maria Gabriela Fonseca e Rui Silva, lê-se que a “postura benemérita voltou a sentir-se face ao Hospital de Guimarães”, através de “várias empresas e cidadãos que entregaram um número considerável de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e consumíveis”, nomeadamente “ventiladores e equipamento de proteção individual. Contudo, refere a Pergunta, esses donativos poderão ter tido outro destino que não o HSOG, seguindo para “outras unidades de saúde, nomeadamente da grande Lisboa”.

O PSD baseia a Pergunta numa reportagem do Porto Canal lançada em abril passado. Recorde-se que, ao Mais Guimarães, Henrique Capelas garantiu que a unidade hospitalar vimaranense está “constantemente a receber equipamentos”. O responsável máximo do HSOG disse, na altura, que as doações disponibilizadas por empresários, empresas e instituições seriam totalmente aplicadas em Guimarães e que as encomendas de material estariam a decorrer a um ritmo estável.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?