Na passada quinta-feira, 27 de setembro, foram encontrados mortos centenas de peixes, por suspeita de atentado ambiental, num afluente do rio Ave, na freguesia de Barco.
O Partido Social Democrata de Guimarães, em comunicado, refere condenar mais um atentado ambiental. “Já em junho, em reunião de Câmara descentralizada na União de Freguesias de Briteiros Sto. Estêvão e Donim, Bruno Fernandes mostrou-se preocupado com os atentados ambientais que sucedem por diversas vezes nesta zona. ‘A água que é captada vem do rio e enquanto não tivermos um Rio Ave despoluído não podemos ambicionar qualquer título’, dizia, na ocasião, Bruno Fernandes”, lê-se no documento enviado à imprensa.
Os sociais democratas apontam ainda que, “numa altura em que Guimarães ambiciona apresentar nova candidatura a Capital Verde Europeia, ocorrências destas são inaceitáveis e demonstram que não existe uma solução definitiva de proteção do rio Ave”.
No comunicado, o PSD refere também que “estranha” o comportamento da autarquia nesta matéria, devido ao silêncio do presidente da Câmara. “A confirmarem-se as notícias que apontam a Vimágua como responsável, o caso é de uma gravidade extrema e exige-se responsabilidade de quem gere esta empresa municipal”, lê-se.
A Comissão Política do PSD Guimarães garante defender, como afirma Bruno Fernandes, “que o Concelho deve ter politicas efetivas de desenvolvimento sustentado, dando prioridade à resolução de problemas como as descargas no rio Ave”. “Só depois nos devemos preocupar com títulos”, conclui o documento.