PSD não concorda com posição do Ministro do Ambiente
Bruno Fernandes, líder do PSD, defende que “a autarquia não pode deixar de defender o que é melhor para Guimarães, exigindo que o Governo inclua o metro de superfície no plano de investimentos”.
Bruno Fernandes, líder do PSD, defende que “a autarquia não pode deixar de defender o que é melhor para Guimarães, exigindo que o Governo inclua o metro de superfície no plano de investimentos”.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse, ontem, segunda-feira, dia 2, no Parlamento, que “não tem sentido haver um metro entre Guimarães e Braga. Segundo o líder do PSD, estas declarações “estão em contradição com a intenção reiterada recentemente por Domingos Bragança de garantir uma ligação por metro de superfície entre Guimarães e Braga”, pode ler-se em nota enviada às redações.
O ministro, que falava numa audição parlamentar para apreciação da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2021, na Assembleia da República, em resposta a uma pergunta do deputado do PS Hugo Pires sobre uma eventual ligação entre as duas cidades minhotas. “Braga e Guimarães em linha reta são, para aí, 17 quilómetros. Não tem sentido, com todo o respeito, haver um metro de Braga a Guimarães. Tem sentido, isso sim, haver um reforço do sistema de transportes em Braga e Guimarães”, afirmou o ministro, João Pedro Matos Fernandes.
Recorde-se que Domingos Bragança se congratulou com a apresentação do “metrobus” (autocarros em via dedicada), como meio de ligação entre as duas cidades, no dia 22 de outubro, quando o Governo apresentou o Plano Nacional de Investimento. Na sequência desta apresentação pelo Governo, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, veio classificar esta possibilidade como “um bem menor”.
O PSD recebeu esta proposta “com preocupação, principalmente quando se anuncia a ligação entre o Porto e Vigo em linha de alta velocidade. Sem uma ligação ferroviária, por metro de superfície ou metro ligeiro (tramway), a Braga, Guimarães fica à margem da alta velocidade e torna-se mais periférico”, afirma Bruno Fernandes.
A solução de autocarros em via dedicada está alinhada com as propostas com que o PSD Guimarães se apresentou nas últimas eleições, mas, no entender dos sociais-democratas, “não é a melhor solução para a ligação entre as duas cidades. O autocarro em via dedicada pode ser uma excelente solução para a ligação entre Guimarães e as suas vilas. Era neste sentido
que apontava a proposta do PSD Guimarães, já em 2017, de alargar a ligação às Taipas para quatro faixas, em que uma seria apenas para autocarros. Esta solução, todavia, não serve os propósitos de ligação à cidade vizinha”.
O PSD manifesta-se disponível e empenhado para trabalhar no sentido de que seja adotada a melhor solução para Guimarães não ficar arredado da alta velocidade e do Plano Nacional de Investimento como um todo.
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