PSD: “Vão usar ligação às Taipas que faz uma volta que é o dobro da distância atual?”
Os deputados do Partido Social Democrata (PSD) eleitos pelo círculo eleitoral de Braga visitaram a freguesia de Santa Eufémia de Prazins.
Os deputados do Partido Social Democrata (PSD) eleitos pelo círculo eleitoral de Braga visitaram a freguesia de Santa Eufémia de Prazins, onde reuniram com a presidente de junta, Natália Fernandes, a Associação Vimaranense Ecologia (AVE) e o movimento STOP Via AvePark que mostraram, no terreno, “a violação grosseira e, sobretudo, desnecessária, de zonas protegidas para lançar a chamada Via do Avepark”.
André Coelho Lima, deputado do PSD, referiu o “impacto ecológico” do projeto, mas também “o impacto do ponto de vista dos investimentos públicos” da construção de uma nova via. Recordando que nunca foram contra o desenvolvimento, pois reconhecem a importância de ligar a cidade às Taipas, afirmou que isto “começou a ser discutido não como uma ligação a um parque empresarial, mas sim como uma ligação de coesão territorial interna”.
“A vila das Taipas é a zona mais densamente povoada a seguir a Guimarães, sobretudo se virmos que tem a vila de Ponte ao lado”, justificou explicando que “é preciso ligar pontos e ultrapassar constrangimentos”. Ainda em 2013, o PSD Guimarães apresentou uma proposta, então designanda Via Vimaranis que pretendia “melhorar a mobilidade intraconcelhia, facilitar as condições e conforto do tráfego automóvel apresentando soluções integradas de transportes públicos e, sobretudo, reforçar a coesão territorial”.
A via que o município propõe, destaca, “representa quase o triplo da distância da que assegura a atual EN101”. “As pessoas não tão informadas podem dizer que o que querem é o desenvolvimento e o progresso, mas será que vão usar esta ligação às Taipas que faz uma volta que representa o dobro da distância atual?”, questiona referindo que é “preferível parar para pensar do que cometer erros em cima de erros”.
Ao Mais Guimarães, André Coelho Lima recordou ainda que esta via tinha um custo, em 2017, de aproximadamente 18 milhões euros. Hoje o valor está nos 42 milhões de euros e, por isso, “é preciso parar para pensar”, até porque, diz, o presidente da Câmara “já sabe que não vai completar nem iniciar esta verba no seu mandato”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 7, 2024
O concelho de Guimarães passa a contar com o Vitrusbus para um serviço de transporte flexível que vem complementar a rede existente.
Outubro 7, 2024
O Vitória SC continua a fortalecer a sua equipa de atletismo, com a mais recente adição de Miguel Vieira, um atleta de 28 anos com experiência e ambição de levar o clube a novos patamares.
Outubro 7, 2024
Confira o balanço desportivo dos clubes vimaranenses neste fim de semana.