PSP de Guimarães pedalou por causa solidária

Há oito anos que o Passeio de Bicicleta da PSP – Policiamento de Proximidade acontece na cidade de Guimarães. Este domingo, agentes da autoridade e restante comunidade saíram juntos à rua para, uma vez mais, pedalarem por uma causa solidária.

© Juliana Machado / Mais Guimarães

Pelas 09h00, no Largo do Toural, marcaram presença quase quatro dezenas de pessoas. A condição para participar era exatamente a mesma dos anos anteriores: doar alimentos a quem mais precisa. Este ano, a instituição de cariz social escolhida foi a Associação Desportiva, Social, Cultural e Recreativa de Mesão Frio (ADESCRE).

Durante três horas, foram percorridos 27 quilómetros, das doze freguesias da área de jurisdição da PSP, com paragens em casa uma delas. O objetivo é “combater a exclusão social” e “fomentar a ligação de proximidade entre as autoridades e a população”, explicou José Costa, agente principal da PSP – MIPP/EPAV. Por esse mesmo motivo, os bairros sociais são paragem obrigatória.

“Fomos extremamente bem-recebidos por todos. Falámos e cumprimentamos toda a gente. Agradeço ainda à população vimaranense pela ajuda à nossa causa, que é a angariação de bens”, destacou o responsável. Mesmo antes do passeio começar, já várias pessoas tinham feito donativos em dinheiro destinado à compra de bens essenciais, algo que o próprio se encarregará de fazer, à semelhança dos anos anteriores. Relativamente à adesão ao evento, José Costa vincou que o importante “não é o número de ciclistas, mas sim o valor total angariado”.

Na recepção dos ciclistas esteve presente o vereador do Desporto na Câmara Municipal, Nelson Felgueiras, que enalteceu a importância do evento dado que “conjuga a atividade física com a componente social”.

“Considero que em matérias relacionadas com a segurança, é fundamental existir comunicação, confiança e conhecimento. Esta iniciativa é uma promoção saudável da vida em comunidade”, vincou.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?