Quase uma década volvida, o carrilhão do Santuário voltará a fazer-se ouvir
No próximo domingo, dia 17 de julho.
No próximo domingo, dia 17 de julho, a Irmandade da Penha celebra a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição. Além das habituais celebrações religiosas, a festa ficará marcada pelo toque solene do carrilhão do Santuário da Penha, que “voltará a encantar” o Santuário depois do término das obras de recuperação e restauro.
O juiz da instituição, Roriz Mendes, confessou que se trata de “uma grande alegria e um orgulho para a Irmandade que se possam voltar a ouvir os sinos da Penha”. Nesse sentido, deseja “celebrar com todos os vimaranenses a integral devolução da função a este precioso património sineiro do concelho, da região e do país na nossa maior festividade, em honra da nossa padroeira”. O principal responsável pela Irmandade da Penha acrescentou ainda que a conclusão das obras de restauro, que decorreram nos últimos meses, também significa “mais uma importante melhoria e valorização do nosso Santuário”.
Em 2022, a festa em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha – Padroeira da Irmandade -, irá decorrer em moldes diferentes do “tradicional”. A procissão entre a Gruta e o Santuário terá lugar pelas 16h30, seguindo-se a celebração da Missa Solene. Na chegada ao Santuário, será benzido o carrilhão, que entoará o Hino de Nossa Senhora da Penha. No final da eucaristia, a imagem da Senhora do Carmo será reconduzida de regresso à Gruta.
Durante a tarde, a partir das 15h00, a Irmandade oferece a toda a população um festival musical, no Largo da Comissão, com as atuações de Domingos Araújo, Ofir Show e Kika Freitas.
Importa ainda referir que na tradicional procissão incorpora-se também anualmente o jovem Tiago André. Trata-se da criança, natural de Mondim de Basto, que foi, em 18 de julho de 2002, raptado no Hospital de Guimarães, poucos dias depois do seu nascimento, vindo a ser encontrado pelos responsáveis da Irmandade no Santuário da Penha. Anualmente, a Irmandade da Penha dá também cumprimento à promessa de custear os estudos do jovem.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.