Rafael Oliveira é o “artista do mês” de maio e expõe em outdoor no centro de Guimarães

Para visualizarem o trabalho do artista plástico vimaranense, exposto durante este mês no outdoor da Zegnea, localizado ao cimo da Avenida D. João IV, os visitantes só têm de descarregar a aplicação gratuita “ArtiVive”, apontar o telemóvel para o outdoor e deixarem-se entrar no mundo da criatividade e talento de Rafael Oliveira.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Até ao final de maio, em duas fases distintas, o processo criativo de “There’s No Way Out” pode ser apreciado em realidade aumentada.

Até dia 17 de maio, segundo Rafael Oliveira, dá-se o “processo de reconhecimento espacial e recolha de referências visuais para a estrutura compositiva da minha obra There’s No Way Out”, e na segunda fase, a partir do dia 18, será apresentado o resultado final da peça com recurso a realidade aumentada.

“Pretendo dar a conhecer um pouco daquilo que são os bastidores da minha prática artística, e incentivar uma relação mais próxima entre o espectador e a obra”, disse ao Mais Guimarães Rafael Oliveira.

Relativamente à iniciativa, o artista plástico, diz ser “cada vez mais óbvio que nos próximos anos teremos uma associação mais consolidada entre o mundo artístico tradicional, e o digital”. No caso da proposta Ecrã em conjunto com o Grupo Zegnea, “é curioso observar a relação que o público tem com os obras expostas por todos os intervenientes do projeto”. Rafael Oliveira acrescenta que “num dia-a-dia cada vez mais agitado, este tipo de iniciativas são fundamentais para uma reflexão mais sensível e afastada da objetividade de grande parte das nossas atividades diárias”.

Quanto ao momento da sua carreira, o artista plástico vimaranense, diz sentir-se “felicíssimo” e “confiante que os próximos anos trarão momentos únicos”.

Neste momento, Rafael Oliveira está a produzir a sua nova coleção que será exposta a público em meados do próximo ano, em Sintra. Para além disso, acrescentar ter “algumas parcerias, que estão em curso, e que serão apresentadas no primeiro semestre do próximo ano”.

Durante um ano, artistas como José Caldeira (Fotógrafo), Rafael Oliveira (Artista Plástico), Teresa Rego (Ilustradora), Rui Passos (Escritor), Soraia Oliveira (Artista Plástica), Tiago Lemos (Músico e Artista Plástico), João da Fonseca (Designer de Comunicação), Pedro Bastos (Realizador e Artista Plástico) ou Filipe Fontes (Arquiteto e Escritor), expõem no ECRA (Espaço de Criatividade e Representação Artística), numa iniciativa cultural do Grupo Zegnea.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?