Requalificação do Centro Cívico da Vila das Taipas arranca esta terça-feira
Obra no valor de 4,7 milhões de euros vai reabilitar o centro da vila, com prazo de execução de dois anos. O projeto é da autoria do Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
Obra no valor de 4,7 milhões de euros vai reabilitar o centro da vila, com prazo de execução de dois anos. O projeto é da autoria do Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
O projeto prevê “que a qualidade do novo Centro Cívico da Vila das Taipas deva recuperar a importância do recurso hídrico preexistente, nomeadamente o rio Ave e a Ribeira da Canhota, assim como o seu papel estruturante na caracterização do espaço”, pode ler-se numa publicação no site da Câmara Municipal de Guimarães.
A requalificação do centro das Taipas “apresenta ainda um conjunto de premissas relativas à mobilidade pedonal, à sensibilidade ecológica e ao património. O programa define um centro composto pela configuração de novos espaços com vocação própria que promovem um conjunto de percursos e articulam novas relações entre os equipamentos de proximidade, localizados no próprio centro (Junta de Freguesia, Centro Pastoral, Igreja Matriz, antigo Mercado, Banhos Novos e Velhos) ou numa área de influência mais alargada (Escola Secundária, Feira, Parque das Taipas, rio Ave…)”.
No âmbito desta intervenção, será proibido o trânsito na Avenida Trajano Augusto, a partir desta terça-feira, dia 20 de Outubro, por um período previsto de quatro meses.
Neste período será invertido o sentido único de circulação na Rua Dr. Alfredo Fernandes, adotando o sentido único de circulação norte-sul, perdendo prioridade no entroncamento com a Avenida da República/Rua da Lameira (EN310 desclassificada).Os desvios alternativos serão sinalizados, bem como assegurado o acesso local, designadamente aos moradores.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.