Ricardo Araújo pede posição clara do município sobre o BRT
A Câmara Municipal de Guimarães aguarda pelo financiamento da obra do BRT (Bus Rapid Transit), para que os projetos de especialidades entrem em execução. Uma obra deverá rondar 200 a 300 milhões de euros.
O objetivo passa por ressalvar a neutralidade climática e a sustentabilidade ambiental e, no caso concreto, a restruturação da rede de transportes públicos de passageiros na área geográfica do Quadrilátero Urbano (Guimarães Braga, Famalicão e Barcelos).
O vereador da coligação Juntos por Guimarães, Ricardo Araújo, que participou na reunião do executivo municipal de segunda-feira, dia 11, por videoconferência, questionou Domingos Bragança sobre a posição do PS sobre esta matéria, baseando-se numa intervenção do deputado vimaranense Ricardo Costa, na Assembleia da República. “Fui surpreendido com uma questão lançada pelo deputado do PS, que questionou o ministro das infraestruturas sobre a importância do Metro Ligeiro de Superfície (MLS). O presidente da câmara defende o BRT, trabalha para o seu financiamento e o deputado do PS defende o MLS”? “Devemos estar todos alinhados para defendermos os interesses de Guimarães”, referiu o vereador da oposição.
Mas na resposta, Domingos Bragança desdramatizou. E fê-lo ao afirmar que também é defensor do MLS, como alternativa de futuro. E explicou: “Defendo que a plataforma deve dar para os dois, para BRT e, quem sabe, no futuro, para MLS. No entanto, a Câmara está focada na obtenção de financiamento para o BRT e o senhor ministro dará resposta em breve. Mas o caminho é criar condições para, no futuro, conseguirmos migrar, sem percalços, para o MLS”.
A justificação não colheu, junto da oposição. “O senhor pode querer normalizar o BRT e o MLS, mas isso não transmite a posição clara que Guimarães quer,falar em MLS é um erro”, referiu Ricardo Araújo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.