Ronda das Artes vai colocar a descoberto os espaços onde os artistas trabalham
Lugares de criação cultural de Guimarães vão receber público durante quatro dias.
O projeto Ronda das Artes propõe-se a descobrir alguns dos locais do concelho de Guimarães mais inóspitos para os frequentadores, ou não, dos espaços culturais. São quatro rondas, em quatro domingos diferentes, que levarão o público a conhecer alguns dos segredos da criação artística vimaranense, através do contacto mais próximo e direto com pintores, músicos e outros agentes culturais ao longo do mês de outubro.
São mais de 15 espaços a visitar, com artistas e responsáveis desses abrigos culturais a abrirem portas a estúdios de música, ateliers de pintura, auditórios, bastidores ou pequenos espaços onde se preparam as peças para a grande estreia. A magia das artes será colocada a descoberto em quatro Rondas das Artes que passam um pouco por todo o concelho de Guimarães, desde o fabricador de tintas de Moreira de Cónegos ao estúdio que não deixou os músicos parados durante a pandemia com as CLAV Sessions, em Vermil.
Por essa razão, a primeira Ronda das Artes será realizada de autocarro, que fará um enorme percurso pelo concelho, chegando a quatro espaços já no dia 10 de outubro. No domingo seguinte, 17 de outubro, o público é desafiado a romper por um dos maiores palcos da cidade, ouvir música a partir de um estúdio de gravação, visitar uma fábrica adaptada às artes, até aos habituais comes e bebes que a organização tem preparado para o fim de cada ronda. O cinema será o grande tema da terceira ronda, no dia 24 de outubro, com uma visita ao atelier de Pedro Bastos e uma passagem pelo esconderijo do Bando à Parte. O último momento acontece a 31 de outubro e visita uma das mais icónicas salas de cinema da cidade, agora convertida em espaço multifunções, o CAE São Mamede, também o caminho levará os visitantes para as históricas associações Convívio e também o Círculo de Arte e Recreio.
A iniciativa é promovida pelas associações culturais Comunidade Artística Vimaranense e também pela Associação Astronauta, contam com o apoio do Município de Guimarães ao abrigo do programa de apoio às artes IMPACTA. As inscrições para cada uma Ronda das Artes podem ser feitas através do email cavassociacao@gmail.com ou então através do número 918 488 842 e terá um custo de 10€ por pessoa, indicando o dia que tenciona ir. A lotação máxima por cada Ronda das Artes está limitada a um máximo de 20 pessoas e será necessária a apresentação de teste ou certificado à organização no início de cada percurso.
10 outubro
Dartecor
CLAV
Rafael Oliveira
Astronauta
Espaços Criativos
17 outubro
Atelier da Madroa
Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Alfaiate
Mister Roland
Sala 141
24 outubro
Discos de Platão
Manuel de Oliveira
Bando à Parte
Pedro Bastos
CAAA
Cantina
31 outubro
CAE São Mamede
Revolve
Associação Convívio
Elephant
Mário Gonçalves
Milu Salgado
CAR
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.