Rotary Club de Guimarães celebra 75 anos: “Uma data marcante na história”

Fundado a 22 de março de 1948, o Rotary Clube de Guimarães está a celebrar 75 anos. Arlindo Tomaz, presidente da coletividade, destaca "um dos grandes valores do Rottary, o companheirismo".

arlindo-tomaz-Barra-+G-10-anos

Fundado a 22 de março de 1948, o Rotary Club de Guimarães está a celebrar 75 anos. Arlindo Tomaz, presidente da coletividade, destaca “um dos grandes valores do Rottary, o companheirismo”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Considerando-se um clube com “uma história na comunidade e no mundo pela internacionalização”, Arlindo Tomaz diz que “75 anos é uma data marcante na história do Rotary Club de Guimarães”. Destaca, assim, as várias parcerias com clubes de países como França, Espanha ou Inglaterra.

O atual presidente tomou posse em julho e, ao longo do seu mandato, faz referência ao facto de fomentarem “um dos grandes valores do Rottary, o companheirismo”. “Vínhamos da pandemia – a pandemia foi motivo de desculpa para muita coisa que não se fez – e nós, força também de termos saído da pandemia, conseguimos reforçar muito o companheirismo”, justificou.

Realça ainda outros três projetos do clube, o banco de cadeira de rodas, com cerca de 110 cadeiras emprestadas para pessoas da comunidade, o banco alimentar, que ronda as duas dezenas de famílias ajudadas, e as bolsas de estudo, atualmente com 12 estudantes.

O Rotary Club de Guimarães conta com 46 companheiros e cinco sócios honorários, um número que se tem estabilizado. “Interessam-nos pessoas que estejam empenhadas, motivadas, que aceitem desafios”, explicou Arlindo Tomaz que fez questão de referir que este é o maior clube no distrito. “É preciso ter disponibilidade, ter uma coração grande – é a primeira condição -. Somos um clube de serviço e, portanto, ter a capacidade de servir e ajudar”, elencou.

A celebrar 75 anos, o Rotary Club de Guimarães organiza, este sábado, dia 25 de março, às 21h30, a Gala Solidária – Rotary Alimenta. Com o mote “vamos alimentar quem mais precisa”, o teatro Jordão será o palco desta gala que contará com vários artistas. O grupo Afghanistan National Institute of Music, Carlos Ferreira, Mariana Ribeiro, a orquestra de Sopros e Percussão, os Jovens Cantores do Conservatório de Guimarães, e Mariana Dalot subirão a palco. As receitas, que reverterão a favor do seu Banco Alimentar, deverão rondar os quatro mil euros e vão “permitir ter oxigénio até setembro”.

Em parceria com o Lions Clube, está a decorrer ainda a recolha de cabazes de Páscoa, nas escolas secundárias e na comunidade. “Será para apoiar famílias, com uma previsão muito ambiciosa de 150 famílias”, concluiu Arlindo Tomaz.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES