RUI RIO DEFENDE A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DO PATRIMÓNIO

O presidente do PSD visitou o distrito de Braga na manhã desta quarta-feira. Passou por Guimarães, Braga e Famalicão. Rui Rio afirmou que o seu partido é a “única alternativa” a um governo socialista.

O roteiro de Rui Rio pelo distrito de Braga focou-se na questão do património. Entre Guimarães, Braga e Famalicão, o líder dos sociais-democratas defendeu a descentralização da gestão do património. Para o presidente do PSD, “o património é uma riqueza do país que deve ser preservada e que representa um forte potencial para o país”.
“Portugal tem 17 espaços classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, de que são bom exemplo o centro histórico de Guimarães e o santuário do Bom Jesus em Braga. Este é um património brutal. São verdadeiras joias de Portugal e da nossa história”, afirmou. Rui Rio visitou os dois locais, para além de ter passado pela Sociedade Martins Sarmento e pelo Museu de Alberto Sampaio.
O presidente do PSD defendeu que se deve “seguir o princípio da proximidade, desde que possível”. Ou seja: segundo a sua experiência enquanto autarca, Rui Rio acredita que “as câmaras têm muito melhores condições para cuidarem do património”. Acrescentou ainda que “os próprios diretores de museus ou edifícios históricos têm mais facilidade em falarem com um presidente da Câmara ou com um vereador do que com o Ministério da Cultura”. A descentralização da gestão de várias áreas também é suportada por Rui Rio, como “os casos da ação social” e “da mobilidade”.
O líder social-democrata espera uma vitória do partido no distrito de Braga nas próximas eleições legislativas, com data marcada para o dia 06 de outubro. E afirmou que a “única alternativa” a um Governo socialista é o PSD. Quanto a coligações, Rui Rio lembrou que o “parceiro natural do PSD” é o CDS/ PP e frisou que uma “coligação ao centro nunca será uma geringonça”.
A visita do presidente do PSD ao distrito contou com a presença de candidatos do PSD a deputados pelo círculo eleitoral de Braga. A lista é encabeçada pelo vimaranense André Coelho Lima. O eurodeputado José Manuel Fernandes também esteve presente.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?