SAD reagiu e promete tomar medidas

A direção do Vitória já reagiu e vai tomar medidas, após as declarações de Rui Santos ao programa “Tempo Extra”. Numa nota informativa colocada no sitio oficial, a direção liderada por Miguel Pinto Lisboa promete agir.

Nota informativa na íntegra:

O Vitória Sport Clube assistiu esta terça-feira a um espectáculo de ficção travestido de jornalismo, perante o qual não pode deixar de manifestar uma posição e de anunciar as medidas ao seu alcance.

A pública e acentuada queda nas audiências do programa “Tempo Extra” não justifica a suspensão dos códigos deontológicos a que o jornalismo reporta, nomeadamente o seu compromisso com os factos e com a verificação da informação.

Não é grave que ao jornalista Rui Santos cheguem falsidades e insinuações dolosas, por serem sobejamente conhecidos os terrenos pelos quais elas circulam e os interesses que servem. O que distingue um jornalista, porém, são as suas ferramentas para averiguar e tratar a informação, separando os factos dos boatos e as fontes das encomendas.

Rui Santos não se deu sequer ao incómodo de confrontar as informações que lhe chegaram junto do Vitória Sport Clube, violando a ética a que deve resposta e assim servindo de mera correia de transmissão, o que em tempo algum pode ser confundido com jornalismo.

Perante tão graves atropelos, o Vitória Sport Clube irá expor à Entidade Reguladora para a Comunicação Social e à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, não excluindo outras ações processuais ao seu dispor.

O compromisso da Direção do Vitória Sport Clube é para como os sócios e para com a verdade, que não deixará de ser exposta e partilhada com os associados, dentro de portas e com a clareza que o Vitória exige e com a qual esta Direção sempre se obrigou.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?