Saiba por onde vão passar os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Desde novembro de 2021 e até julho de 2023, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão a peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, anunciando aquele que é considerado o maior encontro de jovens do mundo e que está agendado para o verão, em Lisboa.

jornada-mundial-da-juventude-Barra-+G-10-anos

Desde novembro de 2021 e até julho de 2023, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão a peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, anunciando aquele que é considerado o maior encontro de jovens do mundo e que está agendado para o verão, em Lisboa.

O Arciprestado Guimarães e Vizela vai recebê-los entre os dias 23 e 26 de fevereiro. No dia 23, depois de uma eucaristia em Arões, Fafe, os símbolos deverão chegar a Vizela, ao quartel dos Bombeiros Voluntários, por volta das 21h00, com um procissão com a Fanfarra até à praça da República. Segue-se um concerto com a banda Follow Him e a procissão até à igreja de São Miguel.

A 24 de fevereiro, os símbolos da JMJ vão passar por diversas instituições de Vizela e Guimarães. Às 11h30, chegarão aos Bombeiros Voluntários de Guimarães, sendo esta a primeira instituição vimaranense a recebê-los. Segue-se a Universidade do Minho, às 12h00, e a escola Santos Simões, às 13h30.

A partir das 14h30, os símbolos da JMJ seguem para a escola secundária Martins Sarmento, Cercigui, escola secundária Francisco de Holanda e escola secundária das Taipas. Às 18h00, deverão chegar ao estádio D. Afonso Henriques seguindo, depois, para a igreja de S. Dâmaso.

À noite, realizar-se-á uma via sacra pela cidade com início no campo de S. Mamede.

No sábado, dia 25, continuarão a passar por instituições da cidade berço. O largo do Toural será o ponto de encontro e partida, às 10h00, iniciando caminho para o edifício da Câmara Municipal. O Hospital deverá receber os símbolos a partir das 11h30.

A tarde inicia no Estabelecimento Prisional de Guimarães, havendo uma parada com Polícia e Bombeiros. O Guimarães Shopping é o último local que recebe os símbolos no sábado.

Entre as 21h00 e as 01h00, será realizada a “noite com o Senhor”, na Basílica de São Torcato, dinamizada por diferentes zonas pastorais.

No dia 26 de fevereiro, durante a manhã, os símbolos passarão em instituições da zona pastoral das Taipas, nomeadamente na Cercigui Residencial de Ponte e nos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas.

Às 17h00, realiza-se a eucaristia de envio em São Cláudio de Barco para o Arciprestado de Braga.

Um dos símbolos é a Cruz Peregrina, construída a propósito do Ano Santo em 1983 e que foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Afirmou-se como sinal de esperança em locais particularmente sensíveis. Em 1985, esteve em Praga, na atual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa. Pouco depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, local onde morreram mais de 2.600 pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil.

O outro símbolo é o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que acompanha a Cruz desde 2000 e retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES