SANDE S. MARTINHO JÁ TEM BRIGADA VERDE

Sande S. Martinho passou a ter, a partir deste sábado, 02 de junho, a sua Brigada Verde. Na Junta de Freguesia teve lugar a cerimónia oficial de assinatura do protocolo, onde esteve presente Domingos Bragança, presidente da Câmara, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente, e Armando Silva, presidente da Junta.

Foram várias as instituições da freguesia que quiseram dizer “presente” para mais uma iniciativa de cidadania ativa e de caráter ambiental. Segundo Armando Silva, presidente da Junta de Sande S. Martinho, esta é a resposta ao desafio lançado por Domingos Bragança e pela sua equipa da Câmara Municipal. A nova Brigada Verde, que vai contar com o empenho do Centro Social de Sande S. Martinho, da Associação de Pais da Escola Primária, de Os Sandinenses, do Agrupamento de Escuteiros 316 do CNE da Freguesia, da ARADCAS Associação dos Amigos de Sande S. Martinho, terá como missão a preservação ao ambiente, o embelezamento das ruas da freguesia através de ajardinamento e limpeza, a limpeza das margens do Rio Febras, o cuidado com os caminhos abandonados, entre outras iniciativas. Foi um plano detalhado que foi apresentado, até 2020, com pormenor e rigor, com destaque para a proteção e preservação do património ambiental.

Domingos Bragança enalteceu o compromisso de todas as instituições presentes e colocou a tónica na educação e cultura ambientais, dando especial destaque ao papel dos educadores, em casa e na escola, junto dos mais novos. “Nós humanos, estamos no topo da pirâmide, como seres inteligentes, e por isso temos responsabilidades da defesa do nosso planeta”, disse o presidente da Câmara. Domingos Bragança destacou a importância da mudança que é operada a partir da ação local, estendendo-se depois para o global. “Uma das iniciativas da nossa candidatura a Capital Verde Europeia que a União Europeia mais valorizou foi, precisamente, a criação das nossas Brigadas Verdes. O envolvimento da população é fundamental, para que possamos trilhar um caminho juntos. Um caminho que será longo, pois nada se muda de um dia para o outro”, frisou. O presidente Domingos Bragança fez questão de passar uma mensagem a todos os presentes que encheram o auditório da Junta de Freguesia: “Acredito em duas coisas. No desenvolvimento sustentável e na aquisição de conhecimento. Com estes dois pilares, construiremos uma cidadania ativa e responsável”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?