SANTA EUFÉMIA, TERRA DE BOAS GENTES

por NATÁLIA FERNANDES

A experiência como Presidente de Junta tem sido extremamente satisfatória e interessante.

Quando ganhei as eleições o que senti foi que tinha-me sido entregue uma responsabilidade muito grande, pois apenas é possível conseguir fazer um trabalho minimamente competente e de agrado à população se nos entregarmos de corpo e alma, sempre com espírito altruísta.

É isso que tento fazer no dia-a-dia.

Eu e a minha equipa, que tem sido excelente, temos vários projetos para concretizar, mas todos eles precisam sempre do apoio da Câmara Municipal, pois só com a ajuda da autarquia as juntas de freguesia conseguem fazer um bom trabalho, pois somos nós que estamos mais próximo da população e portanto são as juntas que sabem quais as necessidades e prioridades que as freguesias têm.

O nosso primeiro projeto foi fazer um passeio pedonal na Rua do Rio Ave, que já era uma necessidade antiga. Entretanto temos muitos outros, mas no imediato, e do qual já temos a aprovação do Senhor Presidente Dr. Domingos Bragança, é a Casa Mortuária. É um equipamento que exige um grande investimento e que falta à freguesia e que portanto o tornamos prioritário.

Também temos apoiado as instituições da freguesia: Escuteiros, que apoiamos constantemente pois faz um trabalho com as crianças e jovens da freguesia de excelência; o Grupo Desportivo e Recreativo ASES que precisou do nosso apoio com o início das obras de requalificação dos balneários; a Associação de Pais da EB1 e J1 Cerca do Paço que em Setembro de 2015 iniciou um projeto “ Mais Escola”, um ATL que apoia em especial as crianças com mais dificuldade nos trabalhos de casa e faz a ocupação no período após escola e nas interrupções escolares, sendo uma mais-valia para a nossa freguesia e para a escola, tendo esta iniciativa desde o início tido o apoio da Junta. A Associação de Pais também criou o projeto “Cuidar bem da Escola” que consistiu em pintar a escola no exterior, tendo melhorado o exterior da escola, que sempre o apoio da junta. Outros apoios que a Junta de freguesia são também à catequese.

Temos uma praia fluvial, na margem no rio Ave, que exige que todos os anos, após as cheias do rio, seja feita uma intervenção de requalificação do local, pelo que, sentimos a necessidade de fazer um muro de suporte junto da ponte, deixando aquela margem mais segura e de melhor acesso à praia fluvial.

O trabalho de limpeza das bermas e dos locais públicos também têm sido uma constante.

A Junta tem organizado um passeio anual para os Eufemenses, e temos juntado muita gente num convívio com música, cantares ao desafio entre os participantes, passando uns momentos de excelência com a população. Tem também organizado viagens à praia durante o verão.

Todos os Natais faço questão de visitar os mais idosos e os doentes que não saem de casa, dando-lhes um pouco de atenção e carinho. Nesta altura Natalícia também distribuímos cabazes às famílias mais carenciadas. É esta a nossa função.

Temos como prioridade não só as obras de “betão” mas essencialmente as obras junto de cada uma das pessoas que residem junto de nós. Penso que essa deve ser a essência na governação de uma freguesia, pois só assim conseguimos estar mais próximos da população para conhecermos as suas vidas e os seus problemas e, consequentemente, as suas necessidades.

Outros projetos que este executivo tem são a requalificação de algumas ruas e que pretendemos resolver nos próximos tempos.

Um dos equipamentos que também falta na freguesia é um parque de lazer, que, apesar de sermos uma zona rural ainda não temos um espaço da freguesia para que as pessoas possam usufruir, e portanto é um dos projetos que temos em mente.

Neste 3 anos tenho tentado fazer o meu melhor, sempre a pensar nas pessoas e no bem-estar das pessoas na nossa freguesia, mas claro que, os investimentos têm de ser feitos conforme os recursos que temos, pelo que, estamos sempre limitados.

É, sem dúvida, com muito agrado que sirvo Santa Eufémia, terra de boas gentes!

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?