Situação levou ao reforço da patrulha noturna da GNR naquela vila. Situação semelhante aconteceu no verão. Assaltos aconteceram em zonas distintas de São Torcato.

Na madrugada de domingo para segunda-feira passada, pelo menos dez viaturas terão sido “vandalizadas e assaltadas” na vila de São Torcato. O número é avançado pelo presidente da junta de freguesia, António Alberto Martins: “A GNR tem seis ocorrências, mas temos indicação de que foram dez viaturas. E tenho conhecimento de que houve mais alguns fora da freguesia de São Torcato.”
De acordo com o autarca, os assaltos deram-se “em zonas distintas” da vila, mas existe um padrão: “Dos dez, não conseguiram abrir seis sem barulho. Assaltaram sempre com o mesmo modus operandi, partindo o vidro com uma pedra.” Para Alberto Martins, poderá tratar-se de “um grupo que vai varrendo, ao longo da madrugada, algumas ruas”. Naquela freguesia, algo semelhante acontecera “no verão”, quando “quatro ou cinco viaturas foram assaltadas” e o “procedimento foi muito parecido”.
Segundo o Comando Territorial de Braga da GNR, “o patrulhamento [das ruas de São Torcato] foi intensificado”, estando a decorrer “a investigação nos trâmites normais”. “De imediato, está a ser feito um reforço de patrulhamento, na medida do possível. Preocupa-nos, claro, porque causa algum alarido e sentimento de insegurança na população”, explica fonte da GNR. O reforço “da patrulha noturna” é temporário, mas o presidente da junta de freguesia garante que existe “um compromisso do comandante do posto” de São Torcato para “ter mais meios no terreno”.
A investigação da GNR decorre e, por isso, “é prematuro avançar com conclusões” relativamente à possibilidade de os assaltos terem sido realizados pelo mesmo grupo, frisa a GNR.