Seara de Sá: “Não estamos aqui para nos servir mas para servir a comunidade”
Em qualquer circunstância "a gente deve servir fazendo aquilo que tem de ser feito, independentemente das consequências", disse o vereador do Urbanismo.
Foi citando uma frase do padre António Vieira, “Se serviste a Pátria, e ela vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, e ela o que costuma”, que o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Guimarães interveio na sua última reunião de câmara, que decorreu esta segunda-feira, dia 13.
Numa intervenção repleta de simbolismos a apelos à ética no exercicio de cargos públicos, Seara de Sá, explicou a referência a António Vieira dizendo que “nós não estamos aqui para nos servir mas para servir a comunidade” e que “em qualquer circunstância a gente deve servir fazendo aquilo que tem de ser feito, independentemente das consequências”, e uma das consequências pode ser “a pátria ser-nos ingrata”.
Do ponto de vista de Seara de Sá esta é, hoje, “uma questão absolutamente central, e a forma como nós nos devemos posicionar relativamente ao exercício do poder”. Algo que, segundo o vereador, vai “contra esta maré, esta tendência de exercicio de cargo público” de quem o exerce “se servir, como se vê muitas vezes”.
Seara de Sá vai mais longe, acrescentando que “quem aceita estar nesta posição (cargo público), tem de o fazer com sentido ético absolutamente irrepreensivel”, adiantando que “esse foi o sentido que esteve presente, nestes quatro anos, na forma em como eu atuei e como eu exerci as funções para que fui investido”.
Quanto à sua saída do executivo, e o não integrar a lista apresentada por Domingos Bragança na recandidatura à Câmara Municipal, Seara de Sá adiantou que não se trata de “ser incluído ou ser excluído”, tendo o sentimento de que cumpriu aquele que foi o seu “contrato”, que era estar “aqui de modo empenhado nestes quatro anos”.
“Não há ninguém que seja insubstituível. Isto é um principio basilar da democracia”, disse.
Quanto aos próximos quatro anos, o vereador do Urbanismo fala num “novo tempo”, e que há um “conjunto de desafios importantes que têm que ser resolvidos”. As cidades estão, para Seara de Sá, num ponto em que “é preciso que se tomem decisões”.
O importante agora é “discutir agora as ideias, os principios que vão ser o fundamento do exercicio nos proximos quatro anos, de quem aqui estiver”.
Fernando Seará de Sá terminou a sua intervenção desejando “boa sorte” a quem o venha a substituir no cargo, no sentido de “serem capazes de cumprir de forma rigorosa, positiva, as tarefas que têm que cumprir”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 6, 2024
Equipa sénior apela à comunidade para apoiar a Casa da Criança durante o jogo com o Sporting B.
Dezembro 6, 2024
Inaugurado há duas semanas, o novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, que também serve freguesias como Lordelo, Conde, Gandarela e Guardizela, já está a receber utentes.
Dezembro 6, 2024
O Vitória Sport Clube vai enfrentar o SL Benfica este sábado, dia 07 de dezembro, no Estádio da Luz. A partida está marcada para as 18h00.