Sebastião Peixoto vence Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães

O júri constituído pela artista e professora Joana Rego (Presidente do Júri), pelo programador e professor Hélder Dias, e por André Letria, artista vencedor do Grande Prémio BIG em 2019, deliberou atribuir o Grande Prémio BIG a Sebastião Peixoto, pela “maturidade que as suas obras apresentam”.

Os trabalhos a concurso sintetizam os traços mais característicos da obra de Sebastião Peixoto, ao mesmo tempo que se mantêm surpreendentes. Destaca ainda a “extrema elegância das obras apresentadas e o universo desconcertante que nos propõe”.

O Prémio BIG Aquisição foi atribuído a Ana Biscaia, António Jorge Gonçalves, Eduarda Lima, Mariana Rio e Marta Madureira, e destinado à continuação do desenvolvimento de um acervo municipal de ilustração portuguesa contemporânea.

O Prémio BIG Revelação foi atribuído a Eva Evita cuja proposta se destaca pela coerência gráfica do conjunto, “pela destreza e diversidade na utilização das texturas, por uma paleta que embora reduzida se desdobra em múltiplas sobreposições”.

As obras candidatas e vencedoras do Prémio Nacional BIG 2021 podem ser vistas no Palácio de Vila Flor, de 11 de setembro a 31 de outubro de 2021.

A programação da BIG terá novos pontos altos até ao final do ano e com um ciclo de inaugurações agendado para dia 23 de outubro, com Prémio Carreira BIG 2021 – Cristina Reis – Uma Vida no Palco (CIAJG), lançamento do livro Os Lusíadas, edição ilustrada totalmente por dez ilustradoras e inauguração de exposição das ilustrações originais (Sociedade Martins Sarmento) e a exposição Condições Adversas, de André Letria, autor do desenho do cartaz BIG 2021 (CAAA). Serão promovidas também um conjunto de Oficinas de Ilustração, em parceria com as escolas do concelho até ao final de 2021.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?