SECRETÁRIA DE ESTADO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE VAI ESTAR EM GUIMARÃES

Rosa Monteiro vai esta em Guimarães no próximo dia 05 de junho.

ds

Rosa Monteiro vai esta em Guimarães no próximo dia 05 de junho, para a assinatura dos Protocolos de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação entre a CIG e os Municípios da CIM AVE.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, entre os próximos dias 04 a 06 de junho, vai homologar 80 Protocolos da nova geração de Cooperação entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e CIM da Região de Coimbra (15 concelhos); Área Metropolitana do Porto (16 concelhos); CIM do Cávado (6 concelhos); CIM do AVE (8 concelhos); CIM Tâmega e Sousa (11 concelhos); CIM da Beira Baixa (6 concelhos) e CIM do Médio Tejo (13 concelhos), previstos na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação, no sentido de reforçar o compromisso mútuo, estabelecendo linhas orientadoras seguras no percurso dos municípios, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual (ENIND).

O protocolo prevê contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, não discriminação e não-violência, junto das populações.

Alinhado com a visão abrangente e multissetorial da Estratégia Nacional Portugal Mais Igual, a nova geração de protocolos prevê intervenção em três grandes áreas: promoção da igualdade entre mulheres e homens e destaca-se, pela primeira vez a prevenção e combate todas as formas de violência contra as mulheres e violência doméstica, incluindo a violência no namoro e as práticas tradicionais nefastas como a mutilação genital feminina e os casamentos infantis, precoces e forçados e a prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

No sentido de garantir efetividade e impacto os novos protocolos preveem a designação de dois/duas conselheiros/as para a igualdade, um externo e um interno, bem como a criação de uma Equipa para a Igualdade na Vida Local que tem como principal competência garantir a coordenação, implementação e avaliação das medidas dos protocolos, que têm um período de vigência de três anos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES