SECRETÁRIO ESTADO DA EDUCAÇÃO ELEGE GUIMARÃES COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Agrupamento Virgínia Moura privilegia Projeto Fénix, onde se efetuam diagnósticos em função das necessidades dos alunos. Elaborado um perfil, são criados ninhos flexíveis ao longo do ano, de acordo com as dificuldades e potencialidades diagnosticadas.

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, considerou o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, com sede em Moreira de Cónegos, um exemplo de boas práticas pedagógicas, durante uma visita que realizou a Guimarães esta quinta-feira, 26. Acompanhado pela Coordenadora Nacional do Projeto Fénix, Luísa Moreira, o estabelecimento de ensino foi escolhido a nível nacional como referência no combate ao insucesso escolar.

“A Academia Fénix agrega as escolas que aplicam o programa e os bons exemplos. A importância de termos projetos diferenciadores conduzem-nos ao sucesso, promovendo uma escola pública inclusiva, que sabe trabalhar em conjunto com a comunidade e, neste particular, o Município de Guimarães tem desempenhado um excelente trabalho nos projetos que desenvolve e no apoio que concede às escolas”, disse o governante.

No âmbito da implementação do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar no presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura elaborou um Plano de Ação Estratégica com base nas dificuldades manifestadas pelos alunos, tendo como referência os objetivos e descritores das metas curriculares.

“Os últimos anos têm trazido ganhos enormes para a educação! Hoje, há uma escola pública que responde e o abandono escolar é praticamente inexistente. O desafio, agora, é o do sucesso: os alunos têm de estar na escola, todavia, têm de fazer aprendizagens e adquirir competências. Este é o caminho: fazer com que todos os alunos aprendam, todos possam fazer uma escolaridade normal, de 12 anos, mas 12 anos de sucessos”, referiu a Vereadora Adelina Paula Pinto, que enalteceu a dinâmica do Projeto Fénix implementada no Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.

No biénio 2016/2018 está a ser executada a medida “Promoção de dinâmicas de ensino-aprendizagem diversificadas e personalizadas” recorrendo à metodologia Fénix, que visa diminuir a taxa de retenção dos alunos, promover o potencial de cada aluno, considerando os diferentes ritmos de aprendizagem, criando grupos de menor dimensão (ninhos), bem como desenvolver dinâmicas de ensino-aprendizagem diversificadas e personalizadas e promover o trabalho colaborativo intra-agrupamento e inter-instituições.

Foto: ©Município de Guimarães

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