“SEMANA DA CIÊNCIA & TECNOLOGIA” DECORRE DE 21 A 26 DE NOVEMBRO

O programa deste ano volta a juntar atividades dentro e fora do Curtir Ciência.

adas

Duas conversas – uma sobre Autismo, outra sobre Ciência e floresta; um workshop de produção de sabão artesanal; a Feira de Ciência, a Mostra deRobótica e um “Show de Ciência” no Centro Juvenil de S. José – eis a Semana da Ciência e Tecnologia organizada pelo Centro Ciência Viva de Guimarães. De 21 a 26 de novembro. Entrada livre.

O programa deste ano da Semana da Ciência & Tecnologia volta a juntar atividades dentro e fora do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, entre 21 e 26 de novembro.

A Semana abre (dia 21) com mais uma edição da Feira de Ciência, entre as 14h00 e as 17h00 horas: um conjunto de atividades interativas ligadas à Química, Magnetismo e Impressão 3D.

No dia seguinte (22), pelas 10h00 horas, no Agrupamento de Escolas de Caldas das Taipas, realiza-se a primeira de duas tertúlias agendadas para esta edição: “A ciência ao serviço da floresta”. Com esta iniciativa dirigida a alunos do ensino básico, o Curtir Ciência pretende contribuir para uma cidadania ativa relativamente à floresta, colocando o público escolar em contacto com os responsáveis pela preservação florestal.

Nos dias 23 e 24, entre as 14h00 e as 17h00 horas, o Curtir Ciência recebe mais uma Mostra de Robótica. Um palco para dar a conhecer projetos de robôs concebidos pelos vários clubes de robótica de Guimarães.

No dia 24, às 21h00 horas, no Bar da Ramada (Instituto de Design), o público é convidado para a tertúlia “Entender o Autismo”. Pais, profissionais de saúde, docentes e investigadores conversam com o público sobre autismo. Dos vários convidados, salienta-se a participação de Vinícius Silva, investigador universitário na área da robótica aplicada às perturbações do espectro autista.

À semelhança da edição anterior, a Semana 2017 volta a apostar (dia 25, às 15h00 horas) num workshop dirigido ao público adulto: “Produção de Sabão Artesanal” é uma oficina que explora os processos químicos que levam à formação do sabão, nomeadamente, a saponificação. Esta atividade tem lotação limitada a 10 participantes adultos.

Para encerrar a Semana da C&T (dia 26), o Curtir Ciência faz as malas e instala-se temporariamente no Centro Juvenil de São José, uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Guimarães, dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão. A partir das 10h30, e para uma plateia composta por utentes e profissionais do Centro Juvenil, tem lugar o “Show de Ciência” composto por um conjunto de experiências científicas educativas e recreativas.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES