Sobreiro de Guardizela é a Árvore do Ano de Guimarães

Promovida pelo Laboratório da Paisagem, a votação ao longo da última semana não deixou margem para dúvidas, tendo aquele exemplar autóctone recolhido 616 votos (47%).

sobreiro-guardizela-Barra-+G-10-anos

Os vimaranenses escolheram um sobreiro (Quercus suber) situado em Guardizela como a Árvore do Ano de Guimarães 2023. Promovida pelo Laboratório da Paisagem, a votação ao longo da última semana não deixou margem para dúvidas, tendo aquele exemplar autóctone recolhido 616 votos (47%).

© Direitos Reservados

Este ano com o contributo das freguesias, que selecionaram as árvores a concurso como forma de envolver toda a comunidade, o pódio completa-se com o pinheiro-manso (Pinus pinea) da UF Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, com 257 votos (19,6%) e oliveira (Olea europaea) de Infantas, com 253 votos (19,3%).

Recorde-se que a votação estavam 18 árvores, nomeadamente oito pinheiros-mansos, cinco carvalhos-alvarinhos, dois sobreiros, um salgueiro-branco, uma oliveira e um eucalipto.

Tal como em anos anteriores, a revelação da Árvore do Ano de Guimarães 2023 acontece no Dia Mundial da Árvore, que se assinala esta terça-feira, 21 de março, e pretende alertar para a importância da preservação do património arbóreo do concelho.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES