SOCIEDADE MARTINS SARMENTO APRESENTA A OBRA “MOURA MACHADO – DISPERSOS”

Vai ser lançado em cerimónia pública no próximo dia 29, sábado, pelas 18h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, com apresentação de Artur Santos Silva, o Livro “Moura Machado / Dispersos”, que é também, em simultâneo, um memorial e uma antologia da vida e obra de José de Moura Machado.

Complementarmente ao programa, entre as 15h00 e as 17h00 do mesmo dia, a Casa da Pousada, em Azurém, estará aberta para visita livre. A Casa da Pousada foi propriedade de Moura Machado, que ali realizou uma obra de reconstrução da torre medieval em que a habitação se estrutura.

“A figura de Moura Machado não é hoje muitas vezes lembrada mas trata-se de um destacado vimaranense do século XX que, nomeadamente, marcou muitos dos que o tiveram como professor no Liceu de Guimarães, nos anos 40 e 50, alguns dos quais, ainda vivos, o recordam com grande admiração. Na Sociedade Martins Sarmento, o Dr.
Moura Machado foi um sócio de referência e desempenhou cargos de Direção; escreveu na Revista de Guimarães. Foi fundador da Muralha – Associação de Guimarães para a defesa do Património. Fez também parte e teve variada e importante intervenção na Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Este livro é uma iniciativa de Luís Augusto Bandeira, genro de Moura Machado, e, da parte dele, constitui também um tributo de homenagem ao qual, a Sociedade Martins Sarmento se associa, reconhecendo-lhe “grande importância cultural e louvando a nobreza do gesto”.

A edição é da própria Sociedade Martins Sarmento.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?