Spin-off da Universidade do Minho distinguida pelo Conselho Europeu de Inovação

A Ecofoot, nascida na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), é a primeira empresa portuguesa financiada pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).

A tecnologia de tingimento, “H2Color-Aux”, pode revolucionar a indústria têxtil mundial reduzindo em 70% o consumo da água, em 60% a energia gasta e em 50% o tempo nas lavagens, com benefícios no ambiente, nos custos e na produção de tintas.

spin-off sediada em Guimarães vai produzir 24 toneladas do seu composto inovador para validação interna e validação da sua eficácia junto de duas tinturarias em Portugal e uma em Itália. Vai também aproximar aquela tecnologia do seu lançamento comercial, aliando estratégias de propriedade intelectual e comunicação. A “H2Color-Aux” remove mais facilmente o excesso de corante aplicado, devido a uma camada polimérica que se forma entre o corante e a fibra e depois se decompõe, mantendo a cor intensa, uniforme e sólida à lavagem ou ao atrito, mesmo com um número menor de lavagens e a uma temperatura mais baixa.

A Ecofoot foi fundada por Jaime Rocha Gomes, professor catedrático do Departamento de Engenharia Têxtil da EEUM e investigador do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), com o objetivo de reduzir os gastos excessivos em água e energia nas lavagens posteriores de fibras celulósicas tingidas com corantes reativos. Este conceito venceu o Grande Prémio BES Inovação em 2011.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?