TARIFA SOCIAL DA ÁGUA DISCUTIDA ESTA QUINTA-FEIRA NA REUNIÃO DO EXECUTIVO

@Direitos Reservados

 

O município de Guimarães quer aderir à Tarifa Social da Água, um tarifário especial na fatura da água para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Na próxima reunião camarária, agendada para a próxima quinta-feira, 15 de novembro, a autarquia vai discutir e votar esta proposta.

Guimarães já implementou este tarifário especial, sendo que, atualmente, o acesso ao mesmo por parte dos agregados carenciados acontece por intermédio da submissão de um requerimento e da entrega dos meios de prova exigidos. A obrigatoriedade de apresentar candidatura para obtenção deste tarifário especial tem como consequência imediata que uma percentagem de famílias ou pessoas em situação de vulnerabilidade não usufruam deste apoio. Esta limitação é ultrapassada a partir do momento em que um município adere à Tarifa Social da Água, pois este desconto passa a ser aplicado de forma automática na fatura da água das famílias beneficiárias, através do cruzamento de dados com a Segurança Social.

No concelho de Guimarães, o diferencial entre o tarifário de um utilizador “normal” e o Tarifário Social é de cerca de nove euros. Atualmente, cerca de 150 pessoas solicitam à Vimágua a tarifa em apreço, o que representa uma despesa de pouco mais de mil euros. Com a adesão a esta tarifa, o município pretende abranger um maior número de agregados carenciados.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?