TARIFA SOCIAL DA ÁGUA VAI ABRANGER MAIS DE DEZ MIL FAMÍLIAS VIMARANENSES

Está previsto que, no próximo mês de maio, mais de dez mil famílias vimaranenses carenciadas comecem a usufruir da Tarifa Social da Água. Inicialmente, eram cerca de 150 agregados familiares que beneficiavam desta tarifa especial, pois era necessário que as famílias se candidatassem para receber o apoio. Com a adesão do município, é feito um cruzamento de dados com a Segurança Social, para que seja descontado automaticamente na fatura das famílias mais carenciadas.

“Pelo que me dizem, somos o primeiro município a aderir nesta área geográfica, e isso também é importante referir. Em concreto, nós estamos a atribuir uma isenção de pagamento de cinco metros cúbicos de água. Serão de graça, não terão custos para a família”, disse Domingos Bragança, nas declarações à imprensa, no final da reunião camarária quinzenal. O Presidente da Câmara mencionou ainda que esta medida representará um esforço para o município na ordem dos 350 mil euros por ano.

Já António Monteiro de Castro, vereador do CDS, aproveitou este ponto para sublinhar que há “falta de equidade” na forma como decorrem os processos de apoio aos vimaranenses mais carenciados. “São agora 10.219 agregados familiares, coisa bem diferente dos 150 referidos, na altura da aprovação. Se a atribuição do tarifário social não acontecesse com o cruzamento de dados com a Segurança Social, em vez dos dez mil obtidos na simulação, tínhamos apenas 150. Há falta de equidade no tratamento dos nossos munícipes mais carenciados”, apontou o vereador do CDS.

“Se não houvesse este mecanismo de atribuição de forma automática, uns iam beneficiar e outros nada beneficiariam”, disse ainda o vereador. Monteiro de Castro sugeriu também que fosse feito um levantamento de situações que existem cada freguesia. “Com base nesse levantamento, os serviços da Câmara atuavam e iam encontrar uma pirâmide com uns casos mais urgentes que outros. A atribuição dos subsídios iria decorrer em conformidade com essa atribuição feita”, sublinhou.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?