Testagem nas secundárias de concelhos de risco extremamente elevado arrancam amanhã

Arranca na quarta-feira, 20 de janeiro, a campanha de testagem rápida, através de testes de antigénio, nas escolas com ensino secundário localizadas em concelhos de risco extremamente elevado. As escolas secundárias de Guimarães dizem não ter informações sobre este assunto.

O Mais Guimarães contactou várias escolas secundárias do concelho para perceber se, também em Guimarães, sendo concelho de risco extremamente elevado, avançariam estes testes rápidos aos alunos.

O diretor do Agrupamento de Escola de Santos Simões revelou só ter tido conhecimento através das notícias, mas que “a escola ainda não foi oficialmente notificada.”

“Em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença”, indica um comunicado conjunto dos ministérios da Saúde e da Educação.

A realização de testes de antigénio, acrescentam os ministérios, “visa aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos” de infeção em alunos, pessoal docente e não docente.

Para operacionalizar esta estratégia, a Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde, elaboraram um modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?