Tiago Rocha entregou valor dos direitos de autor do seu livro ao IPO do Porto
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, 4 de fevereiro, Tiago Rocha deslocou-se ao IPO do Porto com uma missão que lhe é muito especial: entregar 3.400 euros angariados com os direitos de autor do seu livro "Era uma vez um menino que sonhava ser Rei".

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, 4 de fevereiro, Tiago Rocha deslocou-se ao IPO do Porto com uma missão que lhe é muito especial: entregar 3.400 euros angariados com os direitos de autor do seu livro “Era uma vez um menino que sonhava ser Rei”.

“Era uma vez um menino que sonhava ser Rei” é um livro infanto juvenil em homenagem ao pai de Tiago Rocha que faleceu em 2020 com cancro. “Foi um projeto incrível! Ainda é recente, mas que tem vindo a dar muitos frutos”, contou ao Mais Guimarães.
O vimaranense entregou o valor ao IPO no passado dia 4 de fevereiro e garante que “o sentimento foi de missão cumprida. Foi bom entrar naquela casa que me diz muito e ajudar uma causa pela qual luto há vários anos”, confessou acrescentando que se tratou de um “dia muito feliz”.
O valor, explica, serve “para ajudar futuras pessoas que possam passar pela mesma doença, para que haja outros Reinaldos com hipótese de lutar e outros Tiagos com hipótese de manter os pais cá”.
O livro é composto por seis contos com histórias de vida do seu pai, Reinaldo. “Conta a vida do meu pai, histórias que ele me contou quando eu era pequeno, histórias que assisti enquanto adulto e fala de um bocadinho desde a altura em que ele era pequeno, do traquina que era, desde situações que se passaram na idade mais adulta, o ter conhecido a minha mãe, ter tido três filhos…”, diz Tiago Rocha.
“Foram os ensinamentos dele que fizeram com que eu tivesse a vontade de escrever para o homenagear, foram os valores que me passou que me fizeram ajudar um próximo Reinaldo, para que outro Tiago tivesse a hipótese de não perder o seu maior ídolo, o seu maior suporte”.
O cancro é também abordado, mas, explica o autor, “não usando palavras negativas como doenças e mortes”. O último conto retrata a doença que Reinaldo teve e o levou a falecer, “mas de forma suave, fala da partida para o alto do castelo, de forma bastante subjetiva para as crianças”.
A parte final é sobre a morte e Tiago Rocha descreve como a aborda: “as pessoas às vezes vão para outros patamares, mas querem-nos sempre bem, protegem-nos, vão estar sempre a olhar por nós”.
O livro contou com o apoio de Carina Bastos, foi ilustrado por Sara Domingues e pode ser comprado nas livrarias habituais e através da editora.
O IPO do Porto agradeceu o donativo que permitirá “melhores condições de prestação de cuidados de saúde e investir no futuro do tratamento do cancro”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2023
O evento, que apresenta vários livros e diversas atividades para as crianças, decorre até este domingo, dia 03 de dezembro, na Fábrica de Santo Thyrso.
Dezembro 3, 2023
Os cónegos recebem os encarnados neste domingo, dia 03 de dezembro, pelas 18h00, a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal.
Dezembro 3, 2023
Na conferência de imprensa, o treinador apontou que "nunca deixámos de ter o controlo o jogo, mantendo o adversário lá atrás". E após o golo do Farense, o Vitória teve de "manter a serenidade e um grande sentido posicional para vencer o jogo", acrescentou.