Tome nota dos laços azuis que vão aparecer

A Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão de Ação Social, e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ) assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Atendendo ao tempo de pandemia, as comemorações do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância serão marcadas pela colocação de Laços Azuis nas fachadas dos edifícios públicos e privados, feitos pelas escolas e IPSS’s do concelho.

Foto: DR

Na próxima segunda-feira, 19 de abril, pelas 16h00, será colocado um laço azul na fachada da Câmara Municipal, feito pelos alunos da CERCIGUI. Esta sessão contará com a presença do presidente do Município, Domingos Bragança, com o objetivo de sensibilizar a população para esta temática e para a prevenção e sinalização de situações de maus-tratos às crianças, cujo slogan é: “Serei o que me deres… que seja AMOR”, apelando à participação de todos.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus tratos, de forma brutal.

E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?